A equipe da Coordenadoria da Fundação do Meio Ambiente (Fatma) de Blumenau esteve no aterro sanitário de Timbó para verificar as condições do empreendimento. A vistoria atende oficialmente um pedido do Ministério Público estadual. Moradores do entorno também haviam se queixado mau cheiro e do tratamento irregular dos resíduos.

A equipe encontrou diversas irregularidades, como a ausência de cobertura diária dos resíduos, ausência no controle dos taludes, falta de cobertura vegetal no entorno do aterro e falha no sistema de drenagem de gases. “Não é a primeira vez que o aterro de Timbó apresenta problemas de monitoramento e controle, tanto que está operando sem a devida licença ambiental. Autuamos e juntamente com o Ministério Público os responsáveis do consórcio deverão firmar um Termo de Ajuste de Condutas – um TAC”, informa a gerente da Codam de Blumenau, Rosemari Bona.

O aterro sanitário de Timbó recebe resíduos domésticos de Timbó, Apiúna, Ascurra, Benetido Novo, Doutor Pedrinho, Indaial, Pomerode, Rio dos Cedros e Rodeio. Segundo dados da página do Serviço Autônomo de Água e Esgoto de Timbó, atualmente são depositados mais de duas mil toneladas por mês.

Mais informações:

Fundação do Meio Ambiente – Fatma

Claudia De Conto

comunicacao@fatma.sc.gov.br

(48) 3665.4177