A Fundação do Meio Ambiente (Fatma) informa que o relatório completo de balneabilidade será divulgado excepcionalmente na segunda-feira, 15, e não nesta sexta-feira. O adiamento é necessário para que as coletas e análises dos 211 pontos avaliados do litoral catarinense sejam finalizadas. A partir de sábado, 13, os resultados das condições das praias estarão disponíveis aos banhistas no www.fatma.sc.gov.br e no aplicativo Natureza Interativa, apenas para Android.

As coletas são feitas pelo Corpo de Bombeiros e devido aos atendimentos do período de Carnaval serão feitas entre os dias 10 e 12 de fevereiro. “Contamos com a parceria dos bombeiros para coletar as amostras. Com o intenso movimento, o trabalho deles é focado em salvaguardar catarinenses e turistas. O pequeno adiamento não prejudica o resultado, feito com base nas cinco últimas coletas”, explica o técnico de laboratório, Marlon Daniel da Silva, responsável pela balneabilidade.

Para dizer se um ponto é próprio ou impróprio para banho, é necessário comparar os resultados das análises feitas em amostras, coletadas cinco vezes consecutivamente. No sétimo relatório da temporada, divulgado na sexta-feira, 5, dos pontos analisados, 123 estão próprios para banho. Em Florianópolis, 41 estão em boas condições e 34 estão impróprios. Nas demais regiões do litoral catarinense, 82 estão próprios e 54 locais devem ser evitados pelos banhistas. As análises foram feitas nos dias 1º, 2 e 3 de fevereiro. Este é o quinto relatório de 2016 e sétimo da temporada.

Mais informações para a imprensa:
Fundação do Meio Ambiente (Fatma)
Claudia De Conto

comunicacao@fatma.sc.gov.br
(48) 3665.4177/9172. 8277