A Fundação do Meio Ambiente (Fatma) reabriu para visitação pública, na manhã desta quinta-feira, 10, o Parque Estadual da Serra do Tabuleiro. Além das atrações culturais, artísticas e dos eventos de educação ambiental, também foram assinados os editais para a elaboração dos planos de manejo dos parques da Serra do Tabuleiro e do Rio Vermelho.

As duas unidades estaduais são as únicas que ainda não possuem o estudo que determina como as áreas dos parques poderão ser utilizadas. “Esse é o primeiro passo para a elaboração do documento, mas para os servidores da Fatma já é um sentimento de dever cumprido, é um anseio antigos dos técnicos da casa”, explica o presidente da Fundação, Alexandre Waltrick.

O edital será encaminhado para o grupo gestor do Governo do Estado e após liberado pela equipe estadual será publicado. Os interessados terão 45 para se inscrever. O edital do Rio Vermelho será pela modalidade tomada de preço e o da Serra do Tabuleiro por concorrência. “O estudo é necessário para que se trabalhe pensando no futuro dos parques”, afirmou o secretário de Desenvolvimento Econômico e Sustentável, Carlos Chiodini.

Belezas e atrações

A partir desta quinta-feira, até o final do horário de verão, o Parque Estadual da Serra do Tabuleiro estará aberto para visitação pública de quarta-feira a domingo, das 13h às 19h. Quem for ao local poderá participar de atividades de educação ambiental, no Centro de Visitantes, com a equipe da ONG Çarakura, parceira da Fatma no Parque. Também terá a oportunidade de ver a Casa Açoriana e andar pela trilha de cerca de um quilômetro com o auxílio e as explicações dos guias. “A Fatma existe por causa do parque e é um orgulho para toda a equipe disponibilizar e estreitar nossos laços com a comunidade”, finalizou Waltrick.