O governador Raimundo Colombo entregou nesta segunda-feira, 26, em Florianópolis, para o superintendente da Portonave – Terminal Portuário de Navegantes, Osmari Castilho Ribas, a Licença Ambiental de Instalação (LAI) para a terceira etapa de ampliação do porto, em uma área de 156 mil m². “O Terminal opera cerca de 38 navios por mês e movimenta mais de mil contêineres dia. É um empreendimento de essencial importância para o Estado, que movimenta a economia e merece o apoio do Governo”, declarou Colombo.

Mesmo com o documento em mãos, a Portonave ainda não tem data para começar a obra. “Atualmente, temos a capacidade necessária para atender a demanda e equipamentos modernos que nos garantem competitividade. Vamos começar a trabalhar na adequação do solo, mas sem prazo para conclusão”, explicou o superintendente.

Para o presidente da Fatma, Alexandre Waltrick, a Portonave é uma das empresas catarinenses que mais preza pelo cumprimento da legislação ambiental. “Todos os processos são feitos com responsabilidade e cabe a Fatma licenciar obras que gerem o desenvolvimento, mas que também sejam comprometidas com o meio ambiente”, explica.

O secretário de Desenvolvimento Econômico e Sustentável, Carlos Chiodini, frisou que a pasta trabalha para dinamizar ações que fortaleçam a economia de Santa Catarina. “Respeitamos o meio ambiente, mas trabalhamos com agilidade em processos que geram renda, emprego e crescimento para nosso Estado”.