O prefeito de Florianópolis, Cesar Souza Júnior, esteve nesta sexta-feira, 31, em reunião com o presidente da Fundação do Meio Ambiente (Fatma), Alexandre Waltrick, para buscar informações sobre o tipo de estudo ambiental correto para o licenciamento de um Parque Urbano na Beira Mar Norte. No encontro, o prefeito formalizou a intenção de construir uma marina com infraestrutura de lazer no local. A Fatma vai se pronunciar oficialmente na próxima semana.

No encontro, foi apresentada apenas uma imagem do parque que contém passeios públicos, vagas de estacionamento para veículos e cerca de 500 vagas molhadas para embarcações de todos os portes. “É importante começar a debater a instalação de marinas na nossa cidade. Como órgão ambiental, vamos fazer nosso papel em orientar qual a forma correta de estudo e analisar todos os quesitos dentro da legislação”, expõe o presidente da Fundação, Alexandre Waltrick. Em conjunto com a diretora da Licenciamento, Ivana Becker Salles, que acompanhava a reunião, o presidente adiantou que conforme a resolução do Conselho Estadual do Meio Ambiente, marinas de grande porte necessitam de um Estudo de Impacto Ambiental (EIA), que gera um Relatório de Impacto Ambiental (RIMA).

Além da Fatma, o prefeito da Capital disse que vai procurar outros órgãos para debater o assunto. “Vamos até o órgão ambiental federal, o ICMBio, e o Patrimônio da União. Depois é que vamos abrir uma licitação para começar os estudos”, informa Cesar Souza. A reunião foi acompanhada pela diretora de Licenciamento da Fatma, Ivana Becker Salles, pela secretária municipal de Turismo, Zena Becker, Coordenadora Dimensão Habitação, Cibele Assmann Lorenzi e pelo presidente da Associação Náutica Catarinense (Acatmar), Leandro Mané Ferrari.