WhatsApp Image 2024 07 15 at 10.09.37

Evento nacional incentiva o contato com a natureza e promove inclusão nas Unidades de Conservação 

 

No dia 20 de julho, o Brasil celebra os 25 anos do Sistema Nacional de Unidades de Conservação (SNUC) com a campanha Um Dia no Parque, promovida pela Coalizão Pró-UCs. Em sua 8ª edição, a ação convida a população a visitar áreas naturais protegidas em todo o país, e reforça a importância da conservação da biodiversidade e da conexão com a natureza. Este ano, com o tema é “Protegendo o que nos conecta”, a campanha também marca o Dia do Amigo, tornando o convite ainda mais especial para comemorar as amizades ao ar livre.

Em Santa Catarina, o Instituto do Meio Ambiente (IMA), com apoio do Governo do Estado de Santa Catarina, participará ativamente da campanha, promovendo uma programação especial em cinco Unidades de Conservação estaduais. As ações são voltadas a todos os públicos e incluem atividades como trilhas guiadas, oficinas de educação ambiental, observação da fauna e flora, exposições e dinâmicas interativas com foco na sensibilização ambiental.

“A campanha está alinhada com o trabalho que desenvolvemos ao longo do ano que é oferecer à comunidade experiências que inspirem o senso de responsabilidade ambiental e promovam a conexão com a natureza, por meio de atividades de educação ambiental. Nosso objetivo é mobilizar e sensibilizar a sociedade sobre a importância da proteção e conservação do meio ambiente”, destaca, Filipe Lemser, gerente de Áreas Naturais Protegidas do IMA.

A iniciativa busca valorizar o papel das Unidades de Conservação como espaços de aprendizado, lazer, pesquisa e preservação, promovendo uma cultura de pertencimento e respeito à natureza.

 

 

Confira as principais atividades previstas nas UCs estaduais participantes:

Design sem nome 1

 

 

Parque Estadual Rio Canoas

Atividade:

Descrição: É uma atividade destinada ao público em geral com boa mobilidade, onde os participantes percorrerão 8 km de trilha. A trilha tem como principais atrativos a cachoeira e salto do Lajeado do Roberto, além da passagem pela Lagoa Grande e Cemitério, realizando um circuito completo em uma área de floresta mais densa, havendo a possibilidade de encontros ocasionais com animais silvestres. Essa trilha é oferecida apenas em eventos especiais e será realizada com o acompanhamento de guias que farão explicações sobre os atrativos locais. É recomendável que os participantes tragam sua garrafa de água e venham com calçado fechado. Além disso, haverá venda de lanches no parque, mas cada visitante poderá trazer seu próprio alimento.

Para participar, é necessário realizar a inscrição para o evento através pelo contato WhatsApp: (49) 8818-7363.

 

Parque Estadual Fritz Plaumann

Atividade:

Atividade gratuita e aberta a todos os públicos com o objetivo de sensibilizar os visitantes. sobre a importância dos animais na natureza.

Das 13h30 às 16h

Das 14h às 14h30

15:00 às 15:30

 

Parque Estadual da Serra Furada

 

Parque Estadual das Araucárias

Atividade:

Durante o dia, o Centro de Visitantes, a Sala de Ambientação e as Trilhas Ecológicas do parque estarão abertas para visitação.

 

 

Parque Estadual do Rio Vermelho

Atividades:

Horário: 09 horas

Local: Ponto de encontro: Final da rua do Moçambique, próximo ao nº 1144

Inscrição: riovermelho@ima.sc.gov.br

Horário: 14h às 17h30min

Local: Projeto Tamar (Barra da Lagoa)

Inscrição: Bilheteria é de responsabilidade do Projeto Tamar.

Temas como tráfico de animais silvestres, apreensões, reabilitação e soltura e destinação dos animais são abordados a fim trazer conhecimento ao público em geral.

Horário: 09h30 às 16h. Oficinas gratuitas: 10h e 16h

Local: Parque Estadual do Rio Vermelho

Os passeios ocorrem a cada 30 minutos, sempre guiados, para observação de animais que vieram de tráfico e aprendizado sobre flora e fauna local. Ingresso: R$ 15,00 (inteira) R$ 7,50 (meia-entrada)*Mediante comprovação: idosos, moradores do Rio Vermelho, estudantes, doadores de sangue, entre outros, conforme a legislação.

Haverá também Jogo da memória das Aves e Répteis do Parque Estadual do Rio Vermelho e o Jogo Encontro das Águas e Jogo dos OD’S (Objetivos para o Desenvolvimento Sustentável).

Horário: 09h às 12h

Local: Entrada principal da Praia do Moçambique (Baleias). A ação inclui coleta de resíduos, triagem, destinação correta de material e roda de conversa.

Horário: 10h às 12h

Local: Ponto de encontro: Final da rua do Moçambique, próximo ao nº 1144

A atividade consiste em arranquio e corte de indivíduos pequenos de pinus, que invadem as áreas de dunas e restingas do Parque, abrindo espaço para a vegetação nativa se desenvolver

Horário: 09h às 17h

Local: Parque Estadual do Rio Vermelho

Objetivo: aumentar a consciência socioambiental e defender o PAERVE.

Horário: 09h às 12h30m

Local: Final da Avenida das Constelações (Loteamento Jardim do Rio Vermelho, no Travessão)

Objetivo: Promover a educação ambiental com a comunidade do entorno do PAERVE através de ações de restauração ecológica, focando na remoção de espécies exóticas invasoras em ambientes de restinga.

 

Parque Estadual da Serra do Tabuleiro

Atividades:

A partir das 13h no Centro de Visitantes do Parque.

13:30 – Oficina de Osteologia com Samuel Petri (30 participantes)
15:30 – Prática de Yoga com Ana Folmann
Inscrições e mais informações aqui

E mais: visitas guiadas no Ecomuseu, trilha das Antas e Casa Açoriana e doação de mudas. Traga seu lanche, uma toalha ou canga para fazer um piquenique e se conectar com a Natureza do Parque.