ec25a867 96f0 47b7 a076 6809101c1aa6

Dando continuidade ao cronograma de capacitações do Programa Penso, Logo Destino (PLD), o Instituto do Meio Ambiente de Santa Catarina (IMA) realizou, na quinta-feira, 08, em Joaçaba, e na sexta-feira, 09, em Campos Novos a formação: “Resíduos Sólidos e Saúde Pública”. A ação foi voltada a agentes públicos das Secretarias Municipais de Saúde e Meio Ambiente com objetivo de capacitar multiplicadores do programa, promovendo a correta destinação dos resíduos sólidos e incentivando a conscientização sobre a logística reversa.

 

WhatsApp Image 2025 05 09 at 14.54.04

A capacitação é fruto de uma parceria entre o IMA e a Secretaria de Estado da Saúde (SES), por meio da Diretoria de Atenção Primária à Saúde (DAPS), da Diretoria de Vigilância Epidemiológica (Dive) com a Gerência Regional de Saúde de Joaçaba e Associações de Municípios AMMOC e AMPLASC. O evento reuniu cerca de 315 representantes de 21 municípios da região Meio Oeste, todos signatários do Termo de Cooperação com o PLD.

Durante o encontro, os participantes tiveram a oportunidade de conhecer os sistemas de logística reversa aplicados a resíduos como eletroeletrônicos, pilhas, lâmpadas, pneus inservíveis e embalagens de agrotóxicos, além de aprender sobre a operacionalização do programa.

 

WhatsApp Image 2025 05 08 at 19.04.27

“O PLD trabalha para que os profissionais da saúde se tornem agentes multiplicadores na capilarização do sistema de logística reversa em Santa Catarina, por isso é uma grande satisfação contar com a parceria desses profissionais”, destacou o coordenador estadual do PLD, Cícero Luis Brasil.

O Coordenador da regional do IMA em Joaçaba, Rodrigo Pedrini, destacou a relevância da iniciativa. “O PLD é um programa fundamental, tanto para o IMA quanto para os municípios da região e de todo o estado de Santa Catarina. Ele marca o início de uma nova fase de conscientização sobre a destinação correta dos resíduos sólidos com logística reversa. Ficamos muito satisfeitos em proporcionar a capacitação desses profissionais, que agora levarão esse conhecimento para suas comunidades, promovendo mais qualidade de vida para todos nós.”

A previsão é que até o final de 2025, cerca de 12 mil profissionais participem das capacitações promovidas pelo PLD em todo o estado.