Dando continuidade ao cronograma de capacitações do Programa Penso, Logo Destino (PLD), o Instituto do Meio Ambiente de Santa Catarina (IMA) realizou, na quinta-feira, 08, em Joaçaba, e na sexta-feira, 09, em Campos Novos a formação: “Resíduos Sólidos e Saúde Pública”. A ação foi voltada a agentes públicos das Secretarias Municipais de Saúde e Meio Ambiente com objetivo de capacitar multiplicadores do programa, promovendo a correta destinação dos resíduos sólidos e incentivando a conscientização sobre a logística reversa.
A capacitação é fruto de uma parceria entre o IMA e a Secretaria de Estado da Saúde (SES), por meio da Diretoria de Atenção Primária à Saúde (DAPS), da Diretoria de Vigilância Epidemiológica (Dive) com a Gerência Regional de Saúde de Joaçaba e Associações de Municípios AMMOC e AMPLASC. O evento reuniu cerca de 315 representantes de 21 municípios da região Meio Oeste, todos signatários do Termo de Cooperação com o PLD.
Durante o encontro, os participantes tiveram a oportunidade de conhecer os sistemas de logística reversa aplicados a resíduos como eletroeletrônicos, pilhas, lâmpadas, pneus inservíveis e embalagens de agrotóxicos, além de aprender sobre a operacionalização do programa.
“O PLD trabalha para que os profissionais da saúde se tornem agentes multiplicadores na capilarização do sistema de logística reversa em Santa Catarina, por isso é uma grande satisfação contar com a parceria desses profissionais”, destacou o coordenador estadual do PLD, Cícero Luis Brasil.
O Coordenador da regional do IMA em Joaçaba, Rodrigo Pedrini, destacou a relevância da iniciativa. “O PLD é um programa fundamental, tanto para o IMA quanto para os municípios da região e de todo o estado de Santa Catarina. Ele marca o início de uma nova fase de conscientização sobre a destinação correta dos resíduos sólidos com logística reversa. Ficamos muito satisfeitos em proporcionar a capacitação desses profissionais, que agora levarão esse conhecimento para suas comunidades, promovendo mais qualidade de vida para todos nós.”
A previsão é que até o final de 2025, cerca de 12 mil profissionais participem das capacitações promovidas pelo PLD em todo o estado.