WhatsApp Image 2023 05 18 at 14.02.44

A Coordenação Estadual do Programa Penso, Logo Destino (PLD) realizou uma apresentação para os servidores da sede do Instituto do Meio Ambiente de Santa Catarina (IMA), na tarde desta quinta-feira, 18, para mostrar o atual momento do programa e o planejamento de trabalho da equipe para os próximos anos. A apresentação foi realizada no auditório o Instituto e contou com a presença da presidente do IMA, Sheila Meirelles.

O PLD é um projeto de abrangência estadual, e a expansão planejada pela equipe será fundamental para a consolidação de uma gestão ambiental urbana focada na mudança de comportamentos e hábitos, no aumento da reutilização e da reciclagem, entre outras práticas que aliam a preservação ambiental ao progresso socioeconômico das cidades e do estado”, conclui a presidente do IMA.

WhatsApp Image 2023 05 18 at 14.02.50

A articulação da Logística Reversa realizada atualmente pelo Programa Penso, Logo Destino envolve as administrações municipais, empresas, entidades gestoras e, inicialmente, a população de municípios com até 20 mil habitantes. O PLD promove cooperação entre municípios e firma parcerias com as entidades gestoras responsáveis pelo recolhimento e destinação dos produtos. A partir daí, são instalados pontos de coleta nas cidades com até 20 mil habitantes que já aderirem ao PLD.

Por meio do recolhimento, os materiais recebem a destinação correta e muitos, inclusive, são transformados em novos produtos ou utilizados para outros fins, como é o caso do pneu que pode ser usado na construção civil e até na siderurgia.

O programa também promove campanhas de conscientização, educação ambiental nas escolas, capacitações e recolhimento itinerante de produtos para desenvolver o sentimento de pertencimento de toda a sociedade em relação ao descarte correto de resíduos sólidos”, explica o coordenador estadual do PLD, Cícero Brasil.

Saiba mais sobre o PLD no site do IMA neste link

 

WhatsApp Image 2023 05 18 at 14.02.51