WhatsApp Image 2023 05 17 at 14.14.08

O Instituto do Meio Ambiente de Santa Catarina (IMA) esteve presente na 200ª reunião do Conselho Nacional do Meio Ambiente (CONAMA), órgão consultivo e deliberativo ligado ao Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima (MMA). Na oportunidade, a presidente do Instituto, Sheila Meirelles, cumpriu agenda de trabalho com uma série de compromissos para tratar da pauta ambiental em Brasília.

O CONAMA tem como objetivo criar estudos para assessorar e propor ao governo diretrizes a serem adotadas em decisões sobre a exploração de recursos naturais e a preservação ambiental, sendo importante espaço para os gestores abordarem temas como a criação de leis, a apresentação de projetos ao governo e a fiscalização da legislação ambiental.

A presidente explica que ao buscar métodos e ferramentas inovadoras e conferir celeridade às suas entregas, o IMA vem trabalhando para ampliar a qualidade e o atendimento dos serviços. “Para potencializar resultados positivos, é necessário melhorar processos, comprometer os agentes públicos, inovar as formas de atuação institucional e conduzir bem os investimentos. Neste contexto, o apoio no âmbito federal é essencial.” destacou.

Durante a semana, além da reunião do CONAMA, a presidente, acompanhada do Coordenador de Procuradoria Jurídica do IMA, Claudio Soares da Silveira e da assessora de gabinete, Carolina Ferreira Domingues , participou de agendas com a deputada Federal Carol de Toni, o deputado Ismael dos Santos, e também esteve na Secretaria de Articulação Nacional para apresentar perspectivas e prioridades na agenda ambiental do IMA.

WhatsApp Image 2023 05 17 at 13.03.35

Na qualidade de Secretária de Estado do Meio Ambiente e Economia Verde, Sheila, também encontrou representantes da Agência Nacional da Água e Saneamento Básico (ANA), com a equipe da Superintendência de Apoio ao SINGREH e às Agências Infranacionais de Regulação do Saneamento Básico (SAS) para tratar sobre o Pacto pela Governança recém-criado pela agência.

Houve ainda articulação com as equipes da Superintendência de Regulação de Usos de Recursos Hídricos (SRE) e da Superintendência de Tecnologia da Informação (STI), para estabelecer protocolos de intenções que possam apoiar a Gestão de Recursos Hídricos e Saneamento no estado de Santa Catarina.