WhatsApp Image 2023 05 16 at 23.38.37 1 1

O Instituto do Meio Ambiente (IMA) realizou, nos dias 15 e 16 de maio, a capacitação dos coordenadores municipais das Coordenadorias de Desenvolvimento Ambiental do IMA (CODAMs) de Canoinhas, Concórdia e Mafra. O treinamento no âmbito do Programa Penso, Logo Destino (PLD), possibilitou aos participantes, a oportunidade de conhecer os sistemas de logística reversa de eletroeletrônicos e pilhas, de lâmpadas, de pneus inservíveis e de embalagens de agrotóxicos, bem como, de aprender sobre a operacionalização do programa.

O evento contou com a participação de 75 representantes dos 21 municípios que assinaram Termo de Cooperação com o PLD. Nessas regionais, todos os municípios com população até 20 mil habitantes aderiram ao programa. Representantes da Epagri e Cidasc também participaram da capacitação, com o objetivo de apoiar a implantação do programa em conformidade com o Plano de Ação que está sendo elaborado em conjunto com a Secretaria de Estado da Agricultura, Epagri, Cidasc e IMA.

“O Programa Penso, Logo Destino continua a expandir sua atuação, visando atingir um número cada vez maior de cidades e conscientizar um número crescente de cidadãos sobre a importância de adotar práticas sustentáveis em relação aos resíduos. No próximo mês serão realizadas as capacitações nas CODAMs de Blumenau, Jaraguá do Sul, Joinville e Rio do Sul”, reforçou o coordenador estadual do PLD, Cícero Brasil.

WhatsApp Image 2023 05 15 at 14.50.32 1

Sobre o Programa

O Programa Penso, Logo Destino (PLD) idealizado pelo Instituto do Meio Ambiente (IMA) com apoio do Governo do Estado de Santa Catarina e já conta com a adesão de mais de 100 municípios catarinenses. O PLD é focado no envolvimento e na conscientização das pessoas sobre a disposição correta dos resíduos sólidos e tem a finalidade de tornar Santa Catarina o estado brasileiro que mais recicla, reutiliza e menos produz resíduos sólidos urbanos.

O Programa é dividido em três etapas: logística reversa (etapa atual), coleta seletiva e compostagem dos resíduos orgânicos. Para isso, o IMA atua como mediador entre a sociedade civil, poder público e as entidades gestoras (que representam os fabricantes, distribuidores, importadores e comerciantes dos produtos que geram os resíduos abrangidos pela logística reversa). O projeto funciona através de parcerias entre o IMA e os municípios por meio de termos de cooperação.

O PLD tem a meta de conquistar até 2024, a adesão de 224 municípios com até 20 mil habitantes. Já em 2025, o cronograma do PLD é chegar aos 41 municípios de médio porte com população entre 20 até 50 mil habitantes, e em 2026, o objetivo é garantir a adesão das grandes cidades com mais de 50 mil habitantes.

A disposição correta dos resíduos sólidos é um tema que movimenta grandes discussões e mobiliza os estados brasileiros em busca de alternativas desde a criação da Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS), instituída pela Lei nº 12.305/2010.

WhatsApp Image 2023 05 16 at 23.38.37 3 1