recolhimento pilhas Foto IMA

Na quarta-feira, 26, o Programa Penso, Logo Destino do Instituto do Meio Ambiente de Santa Catarina (IMA) realizou o recolhimento itinerante de itens da Logística Reversa na região do município de Tubarão. Através da Coordenadoria de Desenvolvimento Ambiental (CODAM) de Tubarão foram recolhidos em vários municípios de abrangência da coordenadoria regional: eletroeletrônicos, pilhas, baterias, e lâmpadas.

Este é o segundo recolhimento itinerante que ocorre na região e marca a etapa de consolidação do programa. “Estamos muitos satisfeitos com os resultados obtidos, sobretudo, porque o programa é realizado com a participação efetiva dos municípios que mobilizam a sociedade levando educação ambiental para as escolas e para os demais moradores dos municípios”, comenta a coordenadora da CODAM de Tubarão, Mabiane Almeida Braga.



O programa segue de forma permanente ao longo do ano com previsão de mais cinco recolhimentos itinerantes na região, conforme calendário abaixo:

16/06 e 23\08 - Embalagens de agrotóxicos

 

05/07 - Eletroeletrônicos volumosos (ex. máquinas de lavar, geladeira, micro-ondas)


04/10 - Eletroeletrônicos (celulares, tv's tabletes etc), pilhas, baterias e lâmpadas.


Toda a sociedade pode colaborar buscando os Pontos de Entrega Voluntária nos municípios de Armazém, Capivari de baixo, Grão Pará, Gravatal, Imaruí, Paulo Lopes, Pedras Grandes, Pescaria Brava, Rio Fortuna, Sangão Santa Rosa de Lima, São Ludgero, São Martinho e Treze de Maio.

 

Sobre o Programa

O Programa Penso, Logo Destino (PLD) idealizado pelo Instituto do Meio Ambiente (IMA) com apoio do Governo do Estado de Santa Catarina e já conta com a adesão de mais de 100 municípios catarinenses. O PLD é focado no envolvimento e na conscientização das pessoas sobre a disposição correta dos resíduos sólidos e tem a finalidade de tornar Santa Catarina o estado brasileiro que mais recicla, reutiliza e menos produz resíduos sólidos urbanos.

O Programa é dividido em três etapas: logística reversa (etapa atual), coleta seletiva e compostagem dos resíduos orgânicos. Para isso, o IMA atua como mediador entre a sociedade civil, poder público e as entidades gestoras (que representam os fabricantes, distribuidores, importadores e comerciantes dos produtos que geram os resíduos abrangidos pela logística reversa). O projeto funciona através de parcerias entre o IMA e os municípios por meio de termos de cooperação.

O PLD tem a meta de conquistar até 2024, a adesão de 224 municípios com até 20 mil habitantes. Já em 2025, o cronograma do PLD é chegar aos 41 municípios de médio porte com população entre 20 até 50 mil habitantes, e em 2026, o objetivo é garantir a adesão das grandes cidades com mais de 50 mil habitantes.

A disposição correta dos resíduos sólidos é um tema que movimenta grandes discussões e mobiliza os estados brasileiros em busca de alternativas desde a criação da Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS), instituída pela Lei nº 12.305/2010.

O que é Logística Reversa?


A logística reversa, também conhecida como logística reversível ou inversa, consiste no conjunto de procedimentos de coleta, reúso, reciclagem e tratamento de resíduos gerados pelo consumo de diversos produtos. Fabricantes e comerciantes também são responsáveis pela destinação final dos resíduos pós-consumo.

O processo tem como objetivos a proteção do meio ambiente, geração de oportunidades de negócios, alavancar a sustentabilidade e redistribuir direitos e deveres sobre o gerenciamento dos resíduos urbanos. Além do mais, a reciclagem é uma aliada também na geração de empregos, na eficiência energética, na redução do impacto da poluição, na racionalização do uso da água e na preservação dos recursos naturais.

As três etapas do PLD:


*Logística Reversa – foca na restituição dos resíduos ao setor empresarial para reaproveitamento de produtos, como lâmpadas, baterias, pneus, pilhas e outros;


*Coleta Seletiva – visa segregar e destinar para reciclagem as embalagens de plástico, papel, vidro e metal para reciclagem;


*Compostagem dos Resíduos Orgânicos – com cascas de frutas e restos de alimento.


O IMA faz parceria com diversas entidades e promove a cooperação entre os municípios. A partir daí, os municípios instalam estruturas voltadas para receber os resíduos, promovem a educação ambiental nas escolas, fazem a capacitação e recolhimentos itinerantes, entre outras ações.