incendio

Imagem: CBMSC

Os últimos focos de fogo no Parque da Serra do Tabuleiro, na Baixada do Maciambú, no Sul de Palhoça, foram extintos na manhã deste domingo, 2 de abril. Com apoio da aeronave Arcanjo, além do esforço dos bombeiros em solo, foi possível conter as chamas. As informações são do Corpo de Bombeiros Militar que atua na ocorrência desde o fim da manhã de sábado, 1º, quando as chamas começaram.

Ainda no sábado, os bombeiros conseguiram afastas as chamas das residências, mas o tempo seco, a baixa umidade e o vento sul forte dificultaram os trabalhos, restando ainda alguns focos de incêndio.

Após setembro de 2019, quando um dos maiores incêndios da história atingiu o parque, a Defesa Civil de Santa Catarina, criou um Grupo de Trabalho em conjunto com o IMA, CBMSC, PMA, BAPM, PM, Polícia Civil, Defesa Civil Municipal, Secretaria de Segurança Pública de Palhoça e Instituto Çarakura, para estabelecimento de um Plano de Contingência (PLACON) para organizar o modo de enfrentamento aos incêndios na Baixada do Maciambú. Este plano, além de organizar a primeira resposta, definiu equipamentos, comunicação social, sinalização dos acessos de combate, organização de Brigadistas Voluntários, entre outros.

Considerando o histórico do local, o CBMSC manterá uma equipe na área do parque, com monitoramento também com drone.