WhatsApp Image 2023 02 16 at 17.21.33 5

O Programa Penso, Logo Destino (PLD), do Instituto do Meio Ambiente do Estado de Santa Catarina (IMA) completa quatro anos de existência com planejamento de ações traçado para 2023. Já está prevista para os meses de fevereiro e março, a realização de ações de expansão em diversas Coordenadorias de Desenvolvimento Ambiental do IMA (CODAMs) para apresentar aos colegas de cada regional do IMA, inclusive, aos novos gerentes recém empossados como o PLD está se desenvolvimento no estado.

 

Entre os dias 15 e 17 de fevereiro foram realizadas reuniões com as CODAMS de Concórdia, Canoinhas e Blumenau. “É nessa fase que os coordenadores regionais do PLD são indicados para que possamos consolidar o sucesso das ações com os municípios de cada região ao longo do ano”, explica o coordenador do Programa Penso, Logo Destino (PLD), servidor do IMA, Cícero Brasil.

WhatsApp Image 2023 02 16 at 17.23.03

O PLD tem programado para os dias 28 de fevereiro e 03 de março, reuniões com as regionais de Jaraguá do Sul, Joinville, Mafra e Rio do Sul. Após esta etapa inicial, o programa será apresentado para adesão dos municípios abrangidos pelas respectivas CODAMS. Como planejamento de 2023, o PLD caminha para atingir 13 das 16 regionais do IMA, da qual serão totalizadas no ano de 2024 com mais de 200 municípios contemplados.

WhatsApp Image 2023 02 17 at 14.09.30

 

Sobre o PLD

 

Criado em 2019, o Programa Penso, Logo Destino é considerado um modelo e já se expande por todas as regiões de Santa Catarina. Com a finalidade de conscientizar e envolver os catarinenses para o descarte correto dos resíduos sólidos, o programa pretende tornar Santa Catarina o primeiro estado brasileiro a fazer a articulação da Logística Reversa. Para isso, atua como mediador entre os comerciantes, administração municipal e população para o descarte adequado dos resíduos, e as entidades gestoras que realizam a coleta do material recolhido.



O Programa Penso, Logo Destino, idealizado pela coordenadoria regional do IMA em Florianópolis, é executado em três etapas: Logística Reversa, Estruturas para a implantação da Coleta Seletiva e Resíduos Orgânicos. A intenção é que após o desenvolvimento das três fases do projeto, Santa Catarina seja o estado que mais recicla e reutiliza e que menos produz resíduos.

 

Após dois anos da criação da iniciativa, já foram recolhidos de 2020 a 2022 nos municípios de até 20 mil habitantes e que já aderiram ao programa:

 

Unidades de lâmpadas: 130.340

Unidades de embalagens de agrotóxicos: 105.337

Unidades de pneus: 39.675

Kg de eletrônicos + pilhas: 32 mil



O projeto funciona através de parcerias e cooperação entre os municípios. Até agora, 88 municípios já assinaram termos de cooperação do PLD.