Uma parceria entre o Instituto do Meio Ambiente de Santa Catarina (IMA), por meio do Programa Penso, Logo Destino (PLD), a Secretaria de Administração Prisional e Socioeducativa (SAP), e a empresa Emplasul vai permitir a implantação de mais 86 coletores de resíduos eletroeletrônicos para municípios de pequeno porte que aderiram ao PLD.

 

WhatsApp Image 2023 02 09 at 15.54.51

Em uma primeira etapa foram 42 unidades, sendo que 13 atenderam Lages e outras 29 São Miguel do Oeste entregues em dezembro do ano passado. Agora, em 2023, as regiões de, Itajaí, Tubarão, Criciúma e Florianópolis serão contempladas com mais 44 unidades.

 

Na tarde desta quinta-feira (09), foram entregues mais 11 coletores na região dos municípios pertencentes a Codam de Florianópolis e que aderiram ao Programa PLD.

WhatsApp Image 2023 02 09 at 15.54.50


As ações que estão sendo implantadas por meio da parceria entre os órgãos governamentais e a iniciativa privada atendem aos propósitos da Logística Reversa, sendo um conjunto de procedimentos e meios para recolher e dar encaminhamento pós-venda ou pós-consumo ao setor empresarial para reaproveitamento ou destinação correta de resíduos.


De acordo com o coordenador do Programa Penso, Logo Destino (PLD), servidor do IMA, Cícero Brasil, os coletores serão dispostos em pontos estratégicos dos municípios, devidamente sinalizados.“Estes coletores vão receber equipamentos eletrônicos como CPUs, fontes processadores, telefones celulares, aparelhos de CD/DVD, impressoras, scanners, entre outros”, detalhou.

 WhatsApp Image 2023 02 09 at 15.54.51 1


O gerente de Passivos Ambientais (Gepas) do IMA, Carlos Eduardo Rocha, vinculado à Diretoria de Engenharia e Qualidade Ambiental, reforça que o resíduo eletrônico tem uma das maiores taxas de crescimento no mundo.“Resíduos potencialmente perigosos descartados de maneira correta são fundamentais para o desenvolvimento sustentável da sociedade. São ações simples que geram grandes resultados”.

 WhatsApp Image 2023 02 09 at 15.54.50 2

 

Futuramente os equipamentos coletados serão reciclados. “A centralização destes resíduos, além de proteger o meio ambiente, também facilita a sua coleta e a destinação correta, e já temos nos municípios equipes capacitadas para atender esta demanda”, disse Cícero, destacando que a destinação correta de resíduos sólidos é também uma questão de saúde pública.