52664112987 e704800063 k

O Instituto do Meio Ambiente de Santa Catarina (IMA) deu início nesta quinta-feira, 2, ao aumento da frequência da amostragem e análise de balneabilidade em 82 pontos do Programa de Monitoramento.

De acordo com o cronograma pré-definido para o mês de fevereiro de 2023, a segunda coleta ocorreu nos 10 pontos da praia central de Balneário Camboriú, em 26 pontos da rota Norte de Florianópolis, (referentes às praias dos Ingleses, Canasvieiras e Jurerê) e nos demais municípios: Balneário Piçarras, Bombinhas, Itajaí, Itapema, Navegantes, Penha e Porto Belo, a ampliação da coleta é realizada nos pontos fixos já monitorados normalmente.

A decisão de aumentar a frequência é resultado de um Termo de Cooperação firmado entre o IMA, o Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina (CBMSC), a Secretaria de Estado da Saúde (SES) e a Companhia Catarinense de Águas e Saneamento (Casan). O objetivo é trazer uma resposta mais precisa e rápida das condições das praias que apresentam maior fluxo de banhistas e estão sujeitas a mais variações de qualidade. A maior periodicidade das análises também gera informações mais rápidas aos municípios que podem atuar com maior precisão no desenvolvimento de ações e melhorias de saneamento. Esse aumento de frequência é válido até o dia 31 de março. Os resultados serão avaliados após o fim da temporada e, para a próxima, um novo cronograma pode ser traçado.

 

52665047110 8ae5dd6f50 k

 

Divulgação

O relatório de balneabilidade continuará sendo divulgado, normalmente, todas as sextas-feiras para trazer o status mais atualizado de cada ponto analisado durante a semana. Os cidadãos também podem conferir (quase em tempo real), a propriedade da praia do seu interesse no mapa do site: balneabilidade.ima.sc.gov.br ou aplicativo Praia Segura.

No site, o banhista pode clicar no ponto do seu interesse no mapa e conferir a propriedade da sua praia de preferência e quando a última coleta foi realizada naquele ponto. O site também possui a área de histórico, um espaço de pesquisa onde é possível acessar o histórico de todos os pontos amostrados.

A pesquisa de Balneabilidade é um trabalho realizado sistematicamente pelo IMA desde 1976, e segue as normas da Resolução Conama n.274/200 (Conselho Nacional do Meio Ambiente). A coleta é realizada pelo Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina, que mantém uma parceria com o IMA desde 2019. Santa Catarina tem o segundo maior monitoramento de balneabilidade do Brasil, com 237 pontos em 27 municípios. Trabalho realizado há mais de 45 anos pelo IMA, sendo uma referência nacional.