51143349850 1c21618e8e k

Foto: Julio Cavalheiro / Arquivo / Secom

O novo relatório de balneabilidade do Instituto do Meio Ambiente (IMA), divulgado nesta sexta-feira, 27, apontou que dos 237 pontos analisados no Litoral, 140 estão próprios para banho, o que representa 59,07%. Em Florianópolis, dos 87 pontos analisados, 50 estão adequados para os banhistas (57,47%).

Na pesquisa anterior, o percentual total de pontos próprios era de 51,9% com 123 praias próprias. De lá pra cá, 4 pontos passaram de próprio para impróprio e 21 passaram de impróprio para próprio, ou seja, um acréscimo de 17 pontos próprios. O relatório nº10 da temporada pode ser conferido na íntegra com todas as informações detalhadas neste link.

O monitoramento é feito em 27 municípios litorâneos e em mais de 100 praias e balneários do Sul ao Norte de Santa Catarina, compondo as cidades de: Araranguá, Balneário Arroio do Silva, Balneário Gaivota, Balneário Camboriú, Balneário Barra do Sul, Balneário Rincão, Barra Velha, Biguaçu, Bombinhas, Florianópolis, Garopaba, Governador Celso Ramos, Imbituba, Itajaí, Itapema, Itapoá, Jaguaruna, Joinville, Laguna, Navegantes, Palhoça, Passo de Torres, Penha, Balneário Piçarras, Porto Belo, São Francisco do Sul e São José.

Os resultados do monitoramento são atualizados automaticamente e podem ser conferidos na íntegra no site: balneabilidade.ima.sc.gov.br e no aplicativo Praia Segura.

 

Aumento da frequência das coletas

A partir de um Termo de Cooperação firmado entre o IMA, o Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina (CBMSC), a Secretaria de Estado da Saúde (SES) e a Companhia Catarinense de Águas e Saneamento (Casan), foi definido que haverá um aumento da frequência de coletas em 82 pontos nas cidades de Florianópolis, Balneário Camboriú, Bombinhas, Navegantes, Penha, Balneário Piçarras, Porto Belo, Itapema e Itajaí.

Em Balneário Camboriú, a segunda coleta será realizada nos 10 pontos da Praia Central, em Florianópolis, somente nos pontos referentes às praias dos Ingleses, Canasvieiras e Jurerê e nos demais municípios os pontos fixos já monitorados.

A ampliação da coleta se dá em função do aumento do número de casos de doenças de transmissão hídrica e alimentar; e busca levar mais segurança à população no uso das praias urbanas mais suscetíveis à variação de condição da balneabilidade.

 

Divulgação

O novo cronograma de coletas com a inclusão da segunda coleta semanal nos pontos definidos pelo Termo de Cooperação está sendo elaborado pela equipe do IMA.

:: Tire suas dúvidas aqui

Assim, a partir de fevereiro, além do relatório divulgado, sistematicamente, todas as sextas-feiras, um relatório extra será divulgado no meio da semana com a atualização desses resultados , ou seja, o usuário terá acesso ao status mais recente do ponto onde o material foi coletado duas vezes sempre no relatório extra do meio da semana até o fim da temporada de verão.

O novo cronograma de coletas do mês de fevereiro será atualizado pelo Instituto e ficará disponível para conferência no site do IMA, neste link.