IMA NA COP 27 08

O Estado de Santa Catarina marcou presença na 27ª Conferência das Partes da Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre Mudança do Clima, que encerrou no dia 18 de novembro na cidade de Sharm el-Sheikh, no Egito. A COP é uma importante reunião anual de delegados, com representantes de mais de 200 países, para discutir temas diretamente relacionados aos impactos da questão climática, além de estabelecer planos e metas para estabilizar as concentrações de gases de efeito estufa na atmosfera.

Durante quase duas semanas, o presidente do Instituto do Meio Ambiente de Santa Catarina (IMA), Daniel Vinicius Netto, e o secretário executivo de Meio Ambiente (SEMA), Leonardo Ferreira, representantes do governo estadual na conferência, participaram de inúmeros painéis, acompanharam as principais discussões mundiais e alternativas apresentadas para conter o risco global sobre as mudanças climáticas.

“Esse evento grandioso busca um caminho para um mundo mais sustentável, e enriquece a nossa bagagem poder participar dessas discussões enquanto órgão responsável pelo controle ambiental, licenciamentos, fiscalização e proteção dos ecossistemas em Santa Catarina”, declarou o presidente do IMA.

Entre os destaques na COP27, a questão do carbono chamou a atenção. Desde 1992, o mundo debate na ONU a construção de uma economia de baixo carbono, como carbono verde, menos carbono, compensação, minimização e que hoje estão na agenda de controle ambiental de todos os países. No Brasil, em 2021 foi regulamentado o mercado de carbono e anunciados acordos como redução de metano em 50% até 2030. “ São assuntos que estão relacionados diretamente com as questões climáticas mundial, com o controle ambiental de todos os países, com o controle da biodiversidade, e a conservação dos ecossistemas”, afirmou Daniel.

A  COP 27 também foi palco do acordo entre representantes dos estados de Santa Catarina, Rio Grande do Sul, Paraná e Mato Grosso do Sul com o intuito de frear os  impactos das mudanças climáticas e a redução das emissões de gases de efeito estufa. O objetivo é uma atuação efetiva e imediata dos governos envolvidos  para a resposta global à ameaça da mudança do clima. 

Daniel e Leonardo na COP27

“Ninguém faz nada sozinho e o compromisso ambiental é de todos nós. Com essa assinatura, Santa Catarina firmou seu compromisso de responsabilidade diante dos impactos mundiais em relação às mudanças climáticas. Damos exemplo e atraindo com isso, empreendedores, pesquisadores e gestores públicos que convergem com o mesmo ideal”, avaliou Leonardo Ferreira. 

Além disso, Santa Catarina também alinhou estratégias com os estados que compõem o Codesul para atrair investimentos internacionais. “A atuação em bloco oferece aos fundos de investimentos verdes mais segurança para aplicação de recursos numa região maior e não limitada às divisas dos estados, uma vez que as ações ambientais integradas apresentam resultados mais relevantes do que quando isoladas”, reforçou o secretário.

A participação de Santa Catarina na COP 27 também levou ao mundo um dado positivo: o estado é o quarto do Brasil que mais reduziu as taxas de desmatamento, revertendo um quadro que era negativo até poucos anos atrás. De 2020 para 2021, a área desmatada por ano em SC reduziu 15%, de 1.747 hectares para 1.489, enquanto 20 estados brasileiros tiveram aumento.