novos drones

O Instituto do Meio Ambiente de Santa Catarina (IMA) adquiriu 24 novos drones para utilização nas áreas de licenciamento, fiscalização e gestão de Unidades de Conservação Estaduais (UCs). A entrega dos equipamentos foi realizada na tarde desta terça-feira, 20, pelo presidente do IMA, Daniel Vinicius Netto ao diretor de Engenharia e Qualidade Ambiental, Fábio Castagna da Silva.  

“Os drones são uma importante ferramenta para uso dos servidores públicos, e esses novos equipamentos irão aparelhar ainda mais as Coordenadorias Regionais do IMA, nossas UCs e as gerências na sede do IMA”, reforçou o presidente Daniel.

Essa tecnologia auxilia principalmente no trabalho de identificação e combate de desmatamento, em vistorias de linhas de transmissão, rodovias, hidrelétricas e outros empreendimento que cobrem grande áreas, tanto na fiscalização quanto no licenciamento ambiental.

“Os drones são de grande importância nas atividades cotidianas da instituição, trazendo benefícios ao serviço público, como agilidade nas vistorias e análises de processos, maior eficiência e segurança na fiscalização e economia de recursos”, complementa o diretor Fábio.

presidente drones 2

Os novos equipamentos juntam-se a outros 24 drones utilizados pelo IMA desde 2017, ano em que a instituição iniciou suas atividades nesta área. Durante o período, quase dois mil voos foram realizados por diversos servidores públicos em todo o estado de Santa Catarina.

A instituição promove, periodicamente, treinamentos para servidores do IMA e de outras instituições públicas. Em 2022, a Gerência de Gestão de Informações Ambientais e Geoprocessamento (GERIN) treinou, com o apoio de servidores de outras gerências, mais de 100 servidores públicos. Atualmente, o IMA possui cerca de 150 pilotos formados para atuar com drones junto à instituição.

“Desde 2017, quando iniciamos as atividades com os drones, foi possível identificar o potencial desta ferramenta de trabalho, especialmente na qualificação do processo administrativo, na segurança e zelo pelo servidor público e na economia para o Estado”, afirmou o gerente de Gestão de Informações Ambientais e Geoprocessamento, Diego Hemkemeier Silva.

O IMA é referência nacional na utilização das tecnologias relacionadas aos drones. Em 2019, venceu o Prêmio DroneShow e MundoGEO Connect na categoria Geo & Drones para Recursos Naturais e Meio Ambiente, o maior prêmio brasileiro da categoria.

equipamento