IMA Formiguinha 9

O Secretário de Administração Prisional e Socioeducativa, Edemir Alexandre Camargo Neto, recebeu nesta segunda-feira (07) o Troféu Formiguinha, distinção concedida pelo Instituto do Meio Ambiente (IMA) para instituições que implantam ações de preservação ambiental. Participaram da solenidade o Diretor do IMA, Fabio Castagna da Silva, o Coordenador do Projeto Penso, Logo Destino (PLD), Cícero Brasil, e o Policial Penal e também Engenheiro Agrônomo Gustavo Reche Santa Rosa.

No caso da SAP, o troféu é em reconhecimento à implantação dos projetos de compostagem nos Complexos Prisionais de São Cristóvão do Sul e de Chapecó. O Troféu Formiguinha foi criado em 2019 para incentivar projetos ambientais e mobilizar a população para a importância da destinação correta de resíduos sólidos.
“Nossas unidades prisionais e socioeducativas têm uma preocupação grande com a sustentabilidade e, inclusive, já existem diversas ações em curso. Pretendemos estender o projeto da compostagem para o maior número de unidades”, disse o Secretário da SAP, Edemir Alexandre Camargo Neto.

O projeto de compostagem da SAP foi viabilizado por meio de recursos do TJSC, na ordem de R$ 390 mil. “Nosso projeto é simples: recebemos o lixo orgânico e transformamos em adubo que poderá ser comercializado ou usado na área agrícola das unidades”, observa o Policial Penal e também Engenheiro Agrônomo Gustavo Reche Santa Rosa.
O Coordenador do Projeto Penso, Logo Destino (PLD), servidor do IMA, Cícero Brasil, enfatizou que a destinação correta de resíduos é, também, uma questão de saúde pública. “Há equipamentos que são jogados no lixo, como tubos de imagem de TV, que contêm metais pesados. Isso contamina o solo e tudo o que é produzido nele como, por exemplo, as hortaliças e isso pode comprometer a saúde do cidadão”, assinalou Cícero.

Para o Coordenador do PLD essa é a essência do Troféu Formiguinha. “Trabalhar como formiguinha mesmo, um trabalho em equipe sempre estimulando as pessoas a praticarem ações ambientais, porque consciência da importância de separar o lixo todo mundo tem, mas ainda tem gente não pratica. E nesse sentido trabalhamos para criar uma capilaridade, mobilizando diversos setores da sociedade como, por exemplo, estudantes e agentes de saúde, que serão importantes multiplicadores”, enfatizou Cícero.

IMA Formiguinha 10

*Com informações da Ascom/SAP