Evento em Antônio Carlos PLD

Foto: Ascom/IMA

O Instituto do Meio Ambiente de Santa Catarina (IMA), juntamente com a prefeitura de Antônio Carlos e a Associação dos Municípios da Grande Florianópolis (Granfpolis), realizaram um encontro para discutir a Logística Reversa nos municípios de até 20 mil habitantes da região, na última quinta-feira (27), em Antônio Carlos. Foi uma tarde destinada a apresentações e resultados sobre os projetos em prol do meio ambiente, principalmente sobre Educação Ambiental e o Programa Penso, Logo Destino. 

Na ocasião, o IMA reconheceu agentes multiplicadores da Logística Reversa que apoiaram e foram destaque em 2022. Ao todo, 18 parceiros, entidades, autoridades, empresas e profissionais da área receberam o Troféu Formiguinha, idealizado e entregue pelo Instituto do Meio Ambiente em parceria com a Entidade Gestora Reciclus, organização sem fins lucrativos (ver relação dos homenageados abaixo).

Entre os destaques da reunião, teve a apresentação de um case de sucesso sobre Educação Ambiental realizado com 28 turmas de estudantes e coordenado pela orientadora pedagógica, Bruna Nau, da Rede Municipal de Ensino.

Apresentação escola

Além disso, o evento contou com palestra “Saúde Mental” da psicóloga Rosane Voltolini, da ASEC Brasil, da apresentação da responsável pela prospecção e marketing da Reciclus, Camilla Horizonte, do coordenador municipal do Programa Penso, Logo Destino desenvolvido em Antônio Carlos, Douglas Corrêa, do coordenador estadual do PLD, Cícero Brasil, e do diretor de Engenharia e Qualidade Ambiental do IMA,  Fábio Castagna da Silva.

“Foi um importante evento para troca de experiências e principalmente a disseminação de boas práticas em logística reversa. A educação ambiental promovida pelo município de Antônio Carlos, em parceria com a Reciclus, será replicada em outros municípios que aderiram ao PLD", reforçou o diretor.

A reunião foi realizada no Auditório Maestrina Sophia Mannes Besen, na prefeitura de Antônio Carlos, e teve a presença de gestores e técnicos do IMA, do prefeito municipal de Antônio Carlos, Geraldo Pauli, do vice-prefeito, Filipe Schmitz, da secretária de Educação e Cultura, Lidiane Ventura Fraga,  do assessor em Educação da Granfpolis, Ernei José Stahelin, de vereadores, coordenadores pedagógicos, coordenadores de projetos e responsáveis pelo Meio Ambiente nos municípios.

“O evento confirmou que nosso programa já é uma realidade em vários municípios e trouxe experiências de sucesso com os municípios da qual o Penso, Logo Destino cumpre sua atribuição de mediação, e queremos dar continuidade a esse tipo de modalidade em outras edições em regionais do estado”, afirmou o coordenador estadual do PLD, Cícero Brasil.

Programa Penso, Logo Destino (PLD)

O PLD, idealizado pelo Instituto do Meio Ambiente de Santa Catarina,  tem como finalidade a conscientização e o envolvimento de todos os catarinenses para o descarte correto dos resíduos sólidos.

As três etapas do PLD:

*Logística Reversa - foca na restituição dos resíduos ao setor empresarial para reaproveitamento de produtos, como lâmpadas, baterias, pneus, pilhas e outros;

*Coleta Seletiva - recolhe embalagens de plástico, papel, vidro e metal para reciclagem;

*Compostagem dos Resíduos Orgânicos - com cascas de frutas e restos de alimento. 

Após três anos da criação, o programa alcançou a marca de 88 municípios participantes. Foram recolhidos, de 2020 a 2022, nos municípios de até 20 mil habitantes

 

Confira a relação dos homenageados:

Destaques:

Secretaria de Educação Municipal de Antônio Carlos

Centro de Triagem de Angelina

Escola Estadual Básica de São José, do município de São Joaquim

Fundação do Meio Ambiente de Nova Veneza (FUNDAVE)

Associação Feminina De Assistência Veneziana (AFAVE)

Secretaria de Meio Ambiente de Maracajá

Diretoria de Meio Ambiente de Capivari de Baixo

Câmara de Vereadores de Antônio Carlos

 

Parceiros:

Associação GranFpolis

Prefeitura Municipal de Antônio Carlos

Prefeitura Municipal de Angelina

WeeDo

AmbyService

Reciclus

Bio Acess, Itapema

Instituto Nacional de Processamento de Embalagens Vazias  (INPEV)

Agência Tempo Brasil

Gerência de Vigilância e Zoonoses (GEZOO)

troféu formiguinha

Confira no link mais fotos do evento.