Sonômetros

Foto: Ascom/IMA

O Instituto do Meio Ambiente de Santa Catarina (IMA) recebeu, na última semana, novos equipamentos para executar a medição de pressão sonora em áreas habitadas no estado de Santa Catarina. Os sonômetros, como os aparelhos são chamados, foram adquiridos por meio de licitação e vão substituir os conjuntos atuais.

Antes do uso em campo, os servidores serão capacitados em relação à aplicação das normas bem como na operação do equipamento.

“Estamos qualificando nosso corpo técnico com conhecimentos e equipamentos para darmelhor resposta à sociedade catarinense. A aquisição de sonômetros de última geração e a capacitação de uma equipe no tema é a maior prova de nosso comprometimento com a qualidade ambiental”, reforçou o presidente do IMA, Daniel Vinicius Netto.

Os equipamentos atendem integralmente à norma NBR ABNT 10.151:2019, bem como às normas IEC 61260:2014 e IEC 61672:2013, além de serem calibrados em laboratório acreditado pelo INMETRO.

“Essa substituição é necessária pois a norma que disciplina a medição de ruídos foi atualizada em 2019, tornando obsoletos os equipamentos que o IMA possuía”, afirmou o diretor de Engenharia e Qualidade Ambiental do IMA, Fábio Castagna da Silva.