WhatsApp Image 2021 12 17 at 15.22.27

O Instituto do Meio Ambiente de Santa Catarina (IMA) celebrou nesta sexta-feira (17) os dois anos da criação do Programa “Penso, Logo Destino” com ato no gabinete do presidente do IMA, Daniel Vinicius Netto, e assinatura de parceiras importantes, como o protocolo de intenções com a BioAccess, responsável pela coleta e destinação final de resíduos como medicamentos vencidos e em desuso.


Na ocasião, a presidência também assinou o Termo de Cooperação do município de Major Gercino, o que faz com que o Programa “Penso, Logo Destino” conquiste em 2021 a adesão de 100% dos municípios com até 20 mil habitantes da Grande Florianópolis.


“Estamos celebrando 2 anos da implementação do Programa Penso, Logo Destino no estado de Santa Catarina e estamos muitos satisfeitos com os resultados alcançados. Nossa intenção é avançar para mais 4 regionais em 2022”, disse o presidente do IMA, Daniel Vinicius Netto ao lembrar que Santa Catarina é o primeiro estado brasileiro a fazer a articulação da Logística Reversa no país por meio do Programa.



Atualmente, o programa já está implantado em 10 municípios com até 20 mil habitantes na região da Grande Florianópolis, e envolve a comunidade para o ato de descartar corretamente os resíduos sólidos nas cidades. Somente em 2021, as ações do programa somaram mais de 700 kg de pilhas; mais de 5.000 kg de eletroeletrônicos; 45 mil embalagens de agrotóxicos; quase 12 mil unidades de lâmpadas e cerca de 6 mil pneus. No total, foram coletados mais de 100 mil itens da Logística Reversa.



O ato realizado no gabinete contou com a presença, do diretor de Engenharia e Qualidade Ambiental do IMA, Fábio Castagna da Silva; do Coordenador Estadual do Programa Penso, Logo Destino, e técnico do IMA, Cícero Luís Brasil; do diretor Regional Sul da Abetre, Odilon G. Amado Jr.; do diretor Comercial da BioAccess, Gustavo Mateus; do gerente da AmbyService, Pedro Evaldo Barreto; do gerente da Greeneletron, Ademir Brescansin e Gustavo Acra; o CEO da Wee.do, Mark Rae; o representante da Emplasul, Bruno Vieira, além dos colaboradores da BioAccess, Adriana Ferreira e Cristian R. dos Santos.




Lançamento do Ponto de Entrega Voluntária (PEV)


WhatsApp Image 2021 12 17 at 15.11.19

Após o ato de assinatura com os novos parceiros do Programa, também foi realizado o lançamento, do Ponto de Entrega Voluntária (PEV) dos produtos que compõem o sistema de Logística Reversa, como: pilhas e baterias, lâmpadas e eletroeletrônicos. O PEV fica localizado no piso térreo da sede do IMA, onde somente os servidores, terceirizados e convidados do IMA poderão fazer o descarte.


“Instituições públicas federais ou estaduais, que eventualmente, realizarem campanhas de descarte em suas instituições, também poderão utilizar o espaço por meio do agendamento de entrega com a equipe do Programa PLD”, explicou Cícero.


Os coletores instalados foram fornecidos pelas parceiras do programa. A Prefeitura de Angelina forneceu os coletores de pilhas e baterias, o coletor de lâmpadas foi fornecido pela entidade gestora Reciclus, os coletores de eletroeletrônicos pela Emplasul e pela Greeneletron, e o coletor de medicamentos fornecido pela BioAccess.


“Além de ser um ponto de entrega voluntária dos materiais, o PEV também é um ponto didático, onde um biombo foi instalado para disponibilizar informações como definição e conceito da Logística Reversa entre outras curiosidades”, comentou o diretor de Engenharia e Qualidade Ambiental do IMA, Fábio Castagna da Silva.


Por fim, o IMA também lançou uma página voltada à divulgação dos Pontos de Entrega Voluntária (PEVs) em Santa Catarina, que pode ser acessado no site: https://pld.ima.sc.gov.br/