WhatsApp Image 2021 11 13 at 16.25.15 1

O Programa de Voluntariado em Unidades de Conservação Estaduais foi desenvolvido pelo Instituto do Meio Ambiente de Santa Catarina (IMA) com o objetivo de incentivar e valorizar o trabalho voluntário nas áreas naturais públicas do Estado, aproximar e envolver a sociedade em atividades de conservação dos recursos naturais, promovendo conhecimento e a troca de experiências entre profissionais das Unidades de Conservação e voluntários.

Atualmente o IMA, administra 10 Unidades de Conservação no Estado. Entre elas estão: o Parque Estadual Acaraí; Parque Estadual das Araucárias; Parque Estadual Fritz Plaumann; Parque Estadual Rio Canoas; Parque Estadual do Rio Vermelho; Parque Estadual da Serra do Tabuleiro; Parque Estadual da Serra Furada; Reserva Biológica Estadual do Aguaí; Reserva Biológica Estadual da Canela Preta e Reserva Biológica Estadual do Sassafrás. Desta forma, o programa já soma 137 voluntários atuando em todos estes locais.


Entre as funções desenvolvidas pelos voluntários, presenciais ou à distância, destacam-se a prestação de informações aos visitantes; auxílio e/ou desenvolvimento de projetos de educação ambiental e pesquisa; colaboração na manutenção de trilhas e instalações; contribuição na implementação de projetos de manejo das unidades de conservação; identificação de possíveis focos de incêndio e outros incidentes, bem como, fazer parte de grupos de resgate e/ou combate a incêndios; além de participar de ações de recuperação de áreas degradadas e controle de espécies exóticas invasoras, entre outras atividades.


“O programa está em ascensão em nosso Estado. Nossos coordenadores recebem constantemente a procura de interessados em fazer parte desse time. Desta forma, para nós é um prazer e um orgulho muito grande incentivar essa ideia que nos permite capacitar
cidadãos interessados em atuar na questão ambiental, e assim promover maior interação da sociedade com a natureza”, explica o diretor de Biodiversidade e Florestas, Rogério Rodrigues.

Nas unidades os voluntários já participaram de expedições de limpeza nos parques, manutenção de trilhas, atividades como instalação de armadilhas fotográficas para monitoramento da fauna, além de colaborarem com o atendimento aos visitantes, atividades administrativas apoio a pesquisas que já somam mais de 1000 horas de atividades.

Como participar do programa?

WhatsApp Image 2021 09 08 at 16.55.56

Há duas formas de participar: fazendo a inscrição neste link:

https://docs.google.com/forms/d/183357tMy6faAW2SeOGPIoPdkiydkWnZlNyummdQTZl0/edit

ou por meio de edital estabelecido pelo gestor da unidade.

Além disso, para atuar no Programa é necessário:

a) Ter no mínimo 18 anos de idade e estar em dia com suas obrigações legais;
b) Ter aceito convite para participar de atividades pontuais e nos casos de edital de chamamento, ter sido aprovado pela coordenação da unidade de conservação;
c) Assinar Termo de Responsabilidade;
d) Assinar o Termo de Adesão ao Serviço Voluntário.
Se aprovado, o voluntário estará vinculado à coordenação da unidade de conservação que designará as atividades a serem desenvolvidas, em comum acordo.

Para informações adicionais faça contato com a unidade do seu interesse:

Parque Estadual Acaraí

Contato: (47) 9.8803-3930 / e-mail: acarai@ima.sc.gov.br

Reserva Biológica Estadual do Aguaí

Contato: aguai@ima.sc.gov.br

Reserva Biológica Estadual da Canela Preta

Contato: (47) 9. 9189-3678 / e-mail: canelapreta@ima.sc.gov.br

Parque Estadual Fritz Plaumann

Contato: (49) 3090-0041 (49) 9 8839-1493 / e-mail: fritzplaumann@ima.sc.gov.br

Parque Estadual das Araucárias

Contato: (49) 9.9132-4969 / e-mail: parqueestadualdasaraucarias@gmail.com

Parque Estadual Rio Canoas

Contato: (49) 9.8839-1183/ email: parqueriocanoas@gmail.com

Parque Estadual do Rio Vermelho

Contato: (48) 9.91728543/ e-mail: riovermelho@ima.sc.gov.br / agendamento.trilhariovermelho@gmail.com

Reserva Biológica Estadual do Sassafrás

Contato: (47) 9.9689-0653/ e-mail: sassafras@ima.sc.gov.br

Parque Estadual da Serra do Tabuleiro

Contato/ e-mail: tabuleiro@ima.sc.gov.br

Parque Estadual da Serra Furada

Contato (48) 9.9172-8817 / e-mail: serrafurada@ima.sc.gov.br