WhatsApp Image 2021 10 22 at 15.23.00 2

A equipe multidisciplinar do Instituto do Meio Ambiente de Santa Catarina (IMA), realizou entre os dias 19 e 20 de outubro, uma visita técnica no Instituto Água e Terra (IAT) do Escritório Regional de Toledo, no Oeste do Estado do Paraná.

A região possui a maior densidade se produção de peixes (piscicultura) do país, correspondendo a mais de 20% da produção nacional. Assim, devido à expansão da piscicultura em Santa Catarina, o IMA tem buscado conhecer os procedimentos técnicos e administrativos do órgão ambiental paranaense, com a finalidade de desburocratizar o processo de licenciamento ambiental.

A equipe do IMA foi convidada pelo chefe regional do IAT da região de Toledo, Taciano Cesar Freire Maranhão, que é um dos maiores especialistas em piscicultura do país, em especial do cultivo de tilápias. A visita técnica também serviu para conhecer a modalidade da Licença Autodeclaratória do Paraná (DLAE).

WhatsApp Image 2021 10 22 at 15.23.00 3

Além de representantes da Diretoria de Regularização Ambiental (DIRA), da sede do IMA em Florianópolis, também participaram técnicos das Coordenadorias Regionais (CODAMs) de Chapecó, São Miguel do Oeste e Tubarão, possibilitando, assim, uma maior integração técnica com discussões acerca de especificidades que cada região catarinense apresenta.

Vale destacar que está em curso pela DIRA, a atualização e revisão de instruções normativas e procedimentos, com o intuito de modernizar o fluxo de processo no IMA, dando mais celeridade e segurança ambiental. A troca de experiências e know-how entre diferentes órgãos ambientais é de fundamental importância neste novo desafio.