WhatsApp Image 2021 09 24 at 10.21.28 1

O Instituto do Meio Ambiente do Estado de Santa Catarina (IMA), a Polícia Civil e a Polícia Militar Ambiental realizaram em Blumenau, no Vale do Itajaí, a terceira fase da Operação Madeira de Lei com o objetivo de interceptar madeira nativa retirada de forma ilegal da área de sobreposição entre a Reserva Biológica Estadual do Sassafrás e a Terra Indígena Ibirama-Laklãnõ.

A operação teve sete alvos entre serrarias, madeireiras, marcenarias e lojas de móveis. Foram vistoriados mais de 1000,00 m³ de madeira, emitidas cinco notificações para sanar possíveis irregularidades e um auto de infração que originou uma apreensão de madeira.

Vale ressaltar que as ações da operação serão recorrentes na região para combater a extração e venda ilegal de madeira nativa e garantir a conservação da Reserva Biológica do Sassafrás e da Terra Indígena.

 

Operação Madeira de Lei

WhatsApp Image 2021 09 24 at 10.21.28 2

A Operação Madeira de Lei é um esforço conjunto da Reserva Biológica Estadual do Sassafrás, Gerência de Fiscalização do IMA, Coordenadoria Ambiental de Blumenau, Polícia Civil, FUNAI, Polícia Ambiental, IBAMA e Polícia Federal para desmantelar um esquema de venda e retirada de madeira ilegal da área de sobreposição entre Reserva Biológica Estadual do Sassafrás e a Terra Ibirama-Laklãnõ.

A primeira fase da operação focou a região de Doutor Pedrinho, contudo, seus desdobramentos indicaram que a madeira é escoada para diferentes cidades do Vale do Itajaí.

Sobre a Reserva Sassafrás

Criada em 04 de fevereiro de 1977, a Reserva Biológica Estadual do Sassafrás  tem uma área de 5.229 hectares, dividida em duas partes.

A menor possui cerca de 1.361 hectares e está localizada na comunidade de Alto São João, no município de Benedito Novo. A maior possui com cerca de 3.868 hectares fica na comunidade de Alto Forcação, no município de Doutor Pedrinho.

O nome da Unidade de Conservação faz referência à espécie arbórea (Ocotea odorifera), conhecida popularmente como canela-sassafrás ou simplesmente sassafrás, pertencente à família das Lauráceas. Presente em elevada abundância na região, a canela-sassafrás foi sobre-explorada a partir do início do século XX em função da qualidade da sua madeira para a construção civil e de sua grande capacidade de produção do óleo essencial Safrol, com aplicabilidades diversas para a farmacologia, cosmetologia e medicina, fatores que resultaram na sua inclusão na Lista Oficial de Espécies da Flora Brasileira Ameaçada de Extinção.

A Reserva abriga e protege rica biodiversidade de Santa Catarina. Além da fauna e da flora, está repleta de nascentes que formam belos vales de característica “encaixada”. Tais nascentes formam cursos d’água que abastecem os principais rios da região e que são importantes tributários do rio Itajaí.