098db188 6040 452a b8ac 06227ef44ee6Imagem:JBS Biodiesel/Seara Alimentos

O Governo do Estado de Santa Catarina através do Instituto do Meio Ambiente do Estado de Santa Catarina (IMA), concedeu a Licença Ambiental de Operação (LAO) para que a JBS Biodiesel, por meio da Seara Alimentos, possa operar no município de Mafra. Com o investimento de R$ 180 milhões, a maior fábrica de biodiesel de Santa Catarina, vai gerar cerca de 100 vagas de empregos, além de outras 300 novas vagas de trabalho indiretas contribuindo para o desenvolvimento social e econômico da região.

Vale destacar que a produção de biodiesel da companhia utiliza, em sua maior parte, gorduras animais derivadas da cadeia produtiva da JBS. Ao destinar corretamente esses resíduos e transformá-los em biocombustível, a companhia agrega valor a este subproduto e promove a sustentabilidade na sua operação.

“Trata-se de um empreendimento comprometido com as ações de controle ambiental dentro da sua operação, que além de gerar oportunidade e renda para a região, executará programas ambientais fundamentais para preservação do meio ambiente”, destaca o presidente do IMA, Daniel Vinicius Netto.

O município de Mafra está localizado em uma região estratégica para o setor de biocombustível nacional. Além de contar com uma logística eficiente de embarque e desembarque pelos modais ferroviário e rodoviário, está a 120 quilômetros de distância de Araucária (PR), onde está instalada a Refinaria Presidente Getúlio Vargas (Repar), uma das principais unidades de mistura e distribuição de diesel do país.

“O biodiesel é um combustível renovável que pode substituir ou reduzir a necessidade do óleo diesel. Assim, os automóveis que hoje rodam com diesel poderão aderir da utilização de um combustível mais amigável ao Planeta. Isto é desenvolvimento sustentável. Investimos no fortalecimento da economia, geramos mais empregos e contribuímos com o meio ambiente”, ressalta o secretário de Estado do Desenvolvimento Econômico Sustentável, Luciano Buligon.

A JBS mantém mais de 30 operações da Seara em 18 municípios do estado, entre unidades produtivas de aves, suínos, industrializados, fábricas de ração, centros de incubação, terminais logísticos e centros de distribuição. Além disso, em Santa Catarina, a Companhia conta com mais de 20 mil colaboradores e uma rede de mais de 2 mil produtores integrados.

Foto Mafra 1Imagem:Divulgação/IMA

Estavam presentes na entrega da licença, o prefeito de Mafra, Emerson Maas; a vice-Prefeita de Mafra, Celina Dittrich; o secretário Desenvolvimento Urbano e Meio Ambiente de Mafra, Luiz Vidal; a gerente de Meio Ambiente de Mafra, Elisangela de Lima; a gerente IMA Canoinhas, Wilson Pereira; a gerente de Gestão de Processos Ambientais do IMA, Mariane Murakami; a gerente da CODAM de Mafra, Francine Nader e Diretora Industrial JBS Biodiesel/Seara Alimentos, Melisa Carballal Marengo Teixeira.