Fase de Colheita Vista Drone

O Governo do Estado de Santa Catarina através do Instituto do Meio Ambiente de Santa Catarina (IMA), lança o Manual Horta Comunitária Sustentável, com orientações para a implantação e o uso de hortas em atividades de educação ambiental, e também, que envolvam o entorno escolar. O manual, com conteúdo multidisciplinar, oferece aos professores, alunos e toda a comunidade do entorno, a oportunidade de desenvolver hortas urbanas e efetuar o seu manejo de forma sustentável.

Para o presidente do IMA, Daniel Vinicius Netto, a publicação é um importante instrumento para promover a conscientização e a capacitação das comunidades. O manual incentiva a produção de alimentos saudáveis de qualidade, que podem ser aproveitados de forma integral por todos, além de promover educação ambiental, oportunidades de ocupação e renda, e o aumento na qualidade de vida”, comentou Daniel.

A publicação apresenta conceitos básicos de agroecologia de uma forma simples e objetiva, bem como um passo a passo para a instalação das hortas. Na seção voltada à comunidade escolar, são apresentadas sugestões de atividades que os professores podem aplicar junto aos alunos e seus familiares.O trabalho é fruto de dois Termos de Compromisso, assinados com a empresa Majaplast Ltda. de Rio dos Cedros e com o Auto Posto Vitória Régia Ltda. de Indaial.

Na EBB Hermann Hamann, um projeto piloto consolidou a implantação de horta comunitária que rendeu bons frutos e ofertou novas possibilidades de aprendizagem, por meio da produção de insumos que estimulou melhorias nos hábitos alimentares dos alunos.

O manual traz ainda experiências de sucesso e outros materiais de referência, e pode ser conferido na íntegra neste link