O Governo do Estado de Santa Catarina, por meio do Instituto do Meio Ambiente (IMA), entregou na última sexta-feira, 25 de junho, a Licença Ambiental de Instalação (LAI) para a ampliação da empresa Seara Alimentos LTDA/JBS no município de São Miguel do Oeste. A LAI é a segunda de três licenças ambientais obrigatórias e autoriza o início das obras do empreendimento.

A empresa irá ampliar a capacidade de abate atual de 2.500 para 4.500 suínos por dia, com investimento estimado de R$ 47 milhões e demanda de 120 trabalhadores vinculados às obras, além de um incremento de 600 funcionários no quadro total de colaboradores para a operação.

Para atender a nova demanda haverá ampliação em toda a estrutura do empreendimento, nos setores do frigorífico e áreas de apoio, nova estação de tratamento de água, ampliação e modernização da estação de tratamento de efluente e implantação de novos emissários de efluentes tratados. O sistema de tratamento de efluentes contará com processo de ultrafiltração e desinfecção por ultravioleta, possibilitando o reuso de efluentes tratados no processo produtivo.

Foto: Arquivo JBS.