Uma ação conjunta entre o Instituto do Meio Ambiente do Estado de Santa Catarina (IMA) e o Centro de Divulgação Ambiental (CDA) do Consórcio Itá irá realizar um plantio de espécies nativas no Parque Estadual Fritz Plaumann, localizado em Concórdia.

O local passou por supressão de espécies arbóreas exóticas invasoras em 22,9 hectares e no lugar serão plantadas mudas de espécies nativas do Alto Uruguai. As mudas serão doadas pelo Horto Botânico da Usina Hidrelétrica Itá.

Para este projeto foram selecionadas aproximadamente 70 espécies a serem plantadas. O bosque, além de ser um local de usos múltiplos, terá espaços para convivência e servirá como laboratório para atividades de educação ambiental e estudos das espécies nativas da região do Alto Uruguai.

O Parque

O Parque Estadual Fritz Plaumann (PEFP) é uma unidade de conservação, situada em Concórdia, no oeste do Estado de Santa Catarina, em uma área de 741 hectares.

Criado por meio do Decreto Estadual nº 797, de 24 de setembro de 2003, como medida de compensação ambiental pelos impactos ambientais gerados pelo aproveitamento hidrelétrico da Usina Itá, localizada entre os municípios de Itá/SC e Aratiba/RS, na Bacia Hidrográfica do Rio Uruguai.

O nome da Unidade de Conservação é uma homenagem ao entomólogo alemão Fritz Plaumann pelos trabalhos ambientais entomológicos desenvolvidos na região e com significativa contribuição para todo o Brasil. A floresta Estacional Decidual é uma das formações florestais mais ameaçadas do Bioma Mata Atlântica e a mais ameaçada no estado de Santa Catarina.