202102260835

O Instituto do Meio Ambiente de Santa Catarina (IMA) recebeu na última quarta-feira, 23 de fevereiro, denúncias de mortandade de peixes, moluscos e crustáceos ao norte da Lagoa da Conceição, na Praia do Saquinho e no entorno do Parque Estadual do Rio Vermelho, em Florianópolis. Em conjunto com outras equipes de fiscalização, o órgão analisa as causas, a dimensão do impacto e as devidas providências. 

O IMA realizou vistorias aquáticas, aéreas e coletas laboratoriais de água e efluentes onde houve a incidência de organismos mortos. Após análise desses dados, o IMA, juntamente com os demais órgãos que participaram da fiscalização, deve chegar à conclusão do que causou o acidente ambiental.

Estiveram presentes na fiscalização a Agência de Regulação de Serviços Públicos de Santa Catarina (ARESC), o Instituto Geral de Perícias de Santa Catarina (IGP/SC), a Prefeitura Municipal de Florianópolis, a Delegacia-Geral da Polícia Civil, por meio da Diretoria Estadual de Investigações Criminais - DEIC, acompanhados por funcionário da CASAN e pesquisadores da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). 

Nesta quinta-feira, 25 de fevereiro, a equipe do IMA retorna ao local para novo monitoramento. O órgão atua para identificar as causas e os responsáveis e para cessar o problema, evitar novos acidentes e para buscar a recuperação do ambiente.