IMG 20210220 WA0051

O Instituto do Meio Ambiente de Santa Catarina (IMA) divulga o novo relatório de balneabilidade do litoral do Estado. De acordo com os resultados, 75,8% dos pontos analisados pelo órgão ambiental estão próprios para banho. A pesquisa de qualidade da água foi realizada entre os dias 15 e 19 de fevereiro de 2021.

Em Florianópolis, dos 87 analisados, 66 apresentaram condições favoráveis para mergulho, o que indica 75,9%. No restante do litoral, dos 144 pontos averiguados, 109 estão próprios para banho humano, o que representa 75,7%. Com relação ao relatório anterior, observa-se que cinco pontos passaram da condição de próprio para impróprio e oito pontos passaram da condição de impróprio para próprio.

As coletas e amostragens são realizadas nos municípios de Araranguá, Bal. Arroio do Silva, Bal. Gaivota, Bal. Camboriú, Bal. Rincão, Barra Velha, Biguaçu, Bombinhas, Florianópolis, Garopaba, Gov. Celso Ramos, Imbituba, Itajaí, Itapema, Itapoá, Jaguaruna, Joinville, Laguna, Navegantes, Palhoça, Passo de Torres, Penha, Balneário Piçarras, Porto Belo, São Francisco do Sul e São José.

A água é considerada:
Própria: quando em 80% ou mais de um conjunto de amostras coletadas nas últimas 5 semanas anteriores, no mesmo local, houver no máximo 800 Escherichia coli por 100 mililitros.
Imprópria: quando em mais de 20% de um conjunto de amostras coletadas nas últimas 5 semanas anteriores, no mesmo local, for superior que 800 Escherichia coli por 100 mililitros ou quando, na última coleta, o resultado for superior a 2000 Escherichia coli por 100 mililitros.

O IMA conta com apoio do Corpo de Bombeiros para a realização das coletas. O resultado pode ser acessado em balneabilidade.ima.sc.gov.br e no aplicativo Praia Segura. A próxima atualização ocorre no dia 26 de fevereiro.