202011272215

O Instituto do Meio Ambiente do Estado de Santa Catarina (IMA) emitiu nesta semana a Licença Ambiental Prévia (LAP) da Ponte de Joinville, acesso que fará a ligação entre as zonas sul e leste do município, com 833m de extensão e 26m de largura, uma das maiores pontes de Santa Catarina.

Ao conectar os bairros Adhemar Garcia e Boa Vista, a nova via deve facilitar o deslocamento nas principais regiões da cidade, criando um menor percurso, reduzindo a necessidade de passagem pelo centro da cidade e gerando melhoria significativa na qualidade de vida dos habitantes de Joinville. Atualmente para ir de uma região à outra é necessário passar pela Ponte do Trabalhador ou pela área central.

O investimento para a construção da ponte está previsto em torno de US$ 40 milhões, viabilizado por meio de financiamento da Prefeitura de Joinville com o Fundo Financeiro para o Desenvolvimento da Bacia do Prata (Fonplata).

A Licença Ambiental Prévia é a primeira de três autorizações do órgão ambiental catarinense para o funcionamento da ponte. Por meio desta licença, o IMA declara a viabilidade da obra. A Prefeitura de Joinville deve solicitar ainda a Licença Ambiental de Instalação (LAI) que, quando aprovada, autoriza o início das obras, e a Licença Ambiental de Operação (LAO) que na esfera ambiental, ao ser emitida, assegura a abertura do empreendimento.