penso existo

O Instituto do Meio Ambiente do Estado de Santa Catarina (IMA), por meio da Coordenadoria Regional da Grande Florianópolis, realizou nesta terça-feira, 28 de julho, a segunda etapa de recolhimento do Programa Penso, Logo Destino com a coleta de lâmpadas e embalagens de óleo lubrificante, itens da Logística Reversa. Além de Angelina e Águas Mornas, municípios pilotos do projeto, foram recolhidos também material de outras quatro cidades da região, Anitápolis Rancho Queimado, São Bonifácio e São Pedro.

Ao todo, foram coletados 5.860 lâmpadas e 83 quilos de recipientes de óleo lubrificante. O material foi encaminhado para o estado do Paraná nas empresas Mega Reciclagem, para lâmpadas, e Jogue Limpo, para o devido processamento das embalagens, completando assim o ciclo da Logística Reversa. 

O vidro da lâmpada leva 10 mil anos para se decompor, após depositado na natureza. Além disso, contém substâncias tóxicas como o mercúrio que podem afetar significativamente o meio ambiente e a saúde da população. Já a decomposição das embalagens plásticas, como as de óleo lubrificante, pode levar até 450 anos. Por isso, a importância de retirar este material do meio ambiente e dar a destinação ambientalmente correta.

A população pode colaborar com a iniciativa entregando este material onde há pontos específicos para que o mesmo tenha a destinação mais adequada.

Programa Penso, Logo Destino


O Programa Penso, Logo Destino tem por finalidade a conscientização e o envolvimento de todos os catarinenses para o descarte correto dos resíduos sólidos, tornando Santa Catarina o primeiro estado brasileiro a fazer a articulação da Logística Reversa. Para isso, atua como o mediador entre os comerciantes, administração municipal e população para o descarte adequado dos resíduos, e as entidades gestoras que realizam a coleta do material recolhido.

O Programa Penso, Logo Destino, idealizado pela Coordenadoria Regional do IMA em Florianópolis, será executado em três etapas: Logística Reversa, Reciclagem e Resíduos Orgânicos. A intenção é que após o desenvolvimento das três fases do projeto, Santa Catarina seja o estado brasileiro que mais recicla e reutiliza e que menos produz resíduo.