O presidente do Instituto do Meio Ambiente do Estado de Santa Catarina (IMA), Valdez Rodrigues Venâncio, assinou nesta quinta-feira, 28 de novembro, em Bom Jardim da Serra, a Escritura de área que será anexada à Reserva Biológica Estadual do Aguaí.

De acordo com o coordenador da Unidade, Joel Casagrande, a área de 200 mil metros quadrados, localizada na saída da Trilha dos Tropeiros, servirá de ponto de apoio aos pesquisadores, Polícia Militar Ambiental, para a fiscalização, entre outros. Também servirá em casos de resgates de pessoas, incêndio florestal, e demais situações de emergência, pois encontra-se numa localização estratégica, no centro do ponto de vista da área da Reserva.

Com a instalação futura da nova estrutura, a Unidade passará a ter dois pontos de apoio para garantir a preservação da Reserva: a sede administrativa que fica na Barragem do Rio São Bento e, em breve, o ponto na Serra no terreno recém-adquirido.

A aquisição da área foi realizada por meio de Termo de Compensação Ambiental, ou seja, sem a necessidade de recursos do órgão ambiental catarinense.

A Reserva

Localizada nos contrafortes da Serra Geral, em altitudes que variam de 200 a 1470 metros, esta Reserva Biológica (Rebio) abrange os municípios de Morro Grande, Nova Veneza, Siderópolis e Treviso. Criada em 1º de julho de 1983, por meio do Decreto nº 19.635, protege uma área de 7.672 hectares.

A Reserva está inserida no Bioma Mata Atlântica, um dos mais ameaçados em todo o mundo, com apenas 8% da sua área original em bom estado de conservação no território latino americano .

A criação da Reserva Biológica do Aguaí justificou-se pelo seu relevo acidentado, a presença de diversos canyons, pela riqueza de ecossistemas e pela grande variedade de espécies de plantas e animais, que fazem da região um cenário valioso para a conservação da biodiversidade.

Sede Administrativa

Inaugurada em 21 de março de 2019, a sede da Reserva fica localizada dentro das instalações da Barragem do Rio São Bento, em Siderópolis, após doação do terreno por parte da Casan.

Por se tratar de Reserva Biológica, caracterizada pela proteção integral da área, não é permitido acesso público. A visitação é autorizada a pesquisas científicas e projetos de educação ambiental.