O Instituto do Meio Ambiente do Estado de Santa Catarina (IMA) participou de 04 a 09 de novembro, em Belo Horizonte, do V Curso de Espeleologia e Licenciamento Ambiental que tem a finalidade de ampliar os conhecimentos sobre os cuidados com relação ao licenciamento de áreas onde existem cavernas.

Participaram do encontro mais de 40 representantes de órgãos ambientais de todo o país. Do IMA, estiveram presentes os geólogos Marcel de Andrea, da GELOP, e Anderson Biancini da Silva, da GELAE.

No Cadastro Nacional de Informações Espeleológicas (CANIE), Santa Catrina possui 206 cavernas catalogadas. Cabe ao órgão ambiental competente pelo licenciamento realizar a análise dos estudos espeleológicos e avaliar o grau de impacto ao patrimônio espeleológico afetado, bem como articular as compensações ambientais no caso de impactos irreversíveis. Portanto, por meio do treinamento de técnicos, o curso contribui de forma direta para a gestão ambiental do Patrimônio Espeleológico de Santa Catarina.

Para isso, o Curso de Espeleologia e Licenciamento Ambiental é realizado por meio de aulas teóricas e práticas divididas em dois módulos. Módulo 1: Introdução à Espeleologia - espeleologia enquanto ciência abrangendo prospecção, mapeamento geomorfologia, biogeoespeleologia e geoespeleologia. Módulo 2: Espeleologia Aplicada ao Processo de Licenciamento Ambiental - impacto e mitigação; manejo de cavernas; monitoramento e legislação aplicada.

A capacitação é realizada pelo Centro Nacional de Pesquisa e Conservação de Cavernas (CECAV), no âmbito do Instituto Chico Mendes, principal responsável pela conservação do Patrimônio Espeleológico Nacional, destacando-se como o interlocutor governamental no campo da Espeleologia.