Um copo de plástico no lixo aqui. Um papel ali. O resto de comida lá.

Uma bituca de cigarro na areia. Um canudinho que chegou ao mar. Uma embalagem perdida na rua.

Um saco plástico voando sem direção. Uma garrafa pet boiando no rio. Uma latinha abandonada no chão.

De um em um material jogado fora chega-se a uma infinidade de resíduos, a maioria ainda descartada de maneira incorreta, o que compromete consideravelmente o meio ambiente que cada dia mais, a cada novo lixo, fica mais próxima do limite.

Segundo pesquisas, somente os brasileiros produzem, em média, 383 kg de lixo nos 365 dias. No mundo são mais de 2 bilhões de toneladas de lixo por ano. O que significa que seriam necessários mais alguns planetas para conseguir absorver tamanha produção de resíduos.

Como todos geram lixo, todos devem mudar o comportamento. Missão difícil, mas que é possível com a transformação de pessoas a pessoa, resíduo a resíduo.

Um papel que deixa de ser utilizado. Um copo plástico substituído por uma caneca reutilizável. A sobra da refeição que vai para a compostagem.

Uma sacola que passa a ser de pano. Uma garrafa ou latinha que vai direto para a reciclagem.

É mudança de pensamento. De atitude. De cultura. E isso se faz com a conscientização e o comprometimento de indivíduo a indivíduo. Um a um.

E quando mais de um se unem um todo lindo ocorre para transformar. Como nos dias 19 a 26 de outubro no Parque Estadual do Rio Vermelho com a realização da Semana do Lixo Zero em que a união do lazer com a conscientização tem como objetivo a preservação do meio ambiente.

Durante a semana diversas atividades ocorrem na Unidade de Conservação e no entorno disseminando a importância da diminuição dos resíduos, reutilização, reciclagem ou substituição dos materiais utilizados.

Entre as ações estão previstas gincanas, jogos, oficinas sobre resíduos, 5Rs, compostagem, além de intensificação na fiscalização no entorno do Parque para evitar o descarte irregular de lixo, intervenções dos protetores ambientais nas escolas buscando a conscientização das crianças e adolescentes, iniciativas de educação ambiental e campanha de limpeza nas margens da lagoa no entorno do Parque.

Todas as atividades são gratuitas e são promovidas pelo Parque Estadual do Rio Vermelho, com parceria da Polícia Militar Ambiental e Ecopaerve. Confira a programação abaixo e participe.

PROGRAMAÇÃO ECOPAERVE

19/10: Abertura Semana Lixo Zero no Parque Estadual do Rio Vermelho

Estandes das organizações presentes no PAERV

Gincana Lixo Zero

Jogos Lixo Zero

20/10: Conscientização sobre o lixo nas praias

Local: Praia do Moçambique

Horário: 9h às 13hs

22/10: Semana Lixo Zero no Parque Estadual do Rio Vermelho

Horário: 14h às 17h

Oficina de compostagem + Gincana resíduos sólidos + Jogos Lixo Zero

23/10: Oficina 5R’s + Jogos Lixo Zero

24/10: Oficina compostagem + jogos Lixo Zero

25/10: Oficina 5R’s + Jogos Lixo Zero

26/10: Gincana resíduos sólidos + Jogos Lixo Zero

PROGRAMAÇÃO POLÍCIA MILITAR AMBIENTAL

20/10 - Abertura

21 a 25/10 - A PMA irá intensificar a fiscalização do parque para evitar que as pessoas descartem resíduos na UC

21 a 25/10 - Protetores ambientais em suas escolas farão conscientização sobre o ilícito relacionado ao descarte de resíduos na UC

 Dia 26/10 - Protetores ambientais irão  promover educação  ambiental na Comunidade da Costa da Lagoa, a fim de evitar a geração de resíduos poluidores das águas. Ao final haverá uma ação simbólica de limpeza das margens da lagoa, no entorno do parque.

*Ações promovidas pela PMA e IMA em parceria com a sociedade civil organizada.