O Instituto do Meio Ambiente do Estado de Santa Catarina (IMA) venceu o Prêmio DroneShow e MundoGEO Connect na categoria Geo & Drones para Recursos Naturais e Meio Ambiente pelo uso dos veículos áereos não tripuláveis para a gestão de unidades de conservação, fiscalização, licenciamento e auditoria ambientais. A premiação realizada nesta quarta-feira, 26 de junho, em São Paulo, integra a programação do maior evento de drones e geotecnologia da América Latina, o DroneShow, que ocorre de 25 a 27 de junho.

A seleção dos melhores projetos utilizando drones é realizada por meio da comunidade que, de forma online, indica os finalistas de cada categoria. Na segunda e última etapa do concurso, a comunidade escolhe o vencedor de cada modalidade a partir de uma lista com os cinco mais votados na fase anterior. Todo o processo de votação acontece em um ambiente virtual.

Da cerimônia de premiação participam e são reconhecidos todos os profissionais e instituições que chegaram ao Top 3. Mas, somente os primeiros colocados em cada categoria recebem o troféu, como foi o caso do Instituto do Meio Ambiente do Estado de Santa Catarina (IMA), representado pelo servidor e um dos coordenadores do projetos de drones, Diego Hemkemeier Silva.

O Prêmio DroneShow e MundoGEO Connect é realizado desde 2011, reconhecendo profissionais e instituições que se destacaram e contribuíram para o desenvolvimento dos mercados de drones e geotecnologias.

Vencedores de cada categoria:

Drones

Personalidade do Ano no setor de Drones: Giovani Amianti (Xmobots).
Instituição de Ensino/Pesquisa de destaque no setor de Drones: Futuriste.
Empreendedora do Ano no setor de Drones: Janice Ferreira da Silveira (Vantum).
Profissional de Marketing do Ano no setor de Drones: Taiele Schwartzhaupt (Horus).
Projeto – Geo & Drones para Recursos Naturais e Meio Ambiente: Diego Hemkemeier Silva (IMA/SC)- Uso de drones para a gestão de unidades de conservação, fiscalização, licenciamento e auditoria ambientais.
Projeto – Geo & Drones na Agricultura e Florestas: Marcello Ramos (Hummingbird) – Utilização de sensoriamento remoto para o controle de qualidade de sementes da soja.
Projeto – Geo & Drones nas Inspeções e Monitoramento de Obras: Bruno Nogueira da Costa e Julio Henriques Fernandes Cesar (Valec) – Monitoramento e controle da faixa de domínio de empreendimentos ferroviários com uso de Drones e BI.
Prêmio Especial – Regulamentação do Setor de Drones: Ministério da Defesa.
Prêmio Especial – Popularização dos Drones: Rafael Ritter.

Geotecnologia
Personalidade do Ano no setor de Geotecnologia: Eduardo Oliveira (Santiago & Cintra).
Instituição de Ensino/Pesquisa de destaque no setor de Geotecnologia: ClickGeo.
Prêmio Geovane Magalhães de Inovação no setor de Geotecnologia: Iara Musse Felix (SCCON).
Profissional de Marketing do Ano no setor de Geotecnologia: Gustavo Peres (Métrica).
Projeto – Topografia, Laser Scanning e BIM: Vinicius Freitas (Vale) – Uso de Laser Scanner Portátil para medição em Porões de Navio.
Projeto – Geo & Drones para Cidades Inteligentes: João Renato Antoniazi (Mandaguaçu – PR) – Transformação Digital e o uso da Inteligência Geográfica na Gestão Pública.
Projeto – Geo & Drones no Mapeamento e Cadastro: Guilherme Gandra Franco e Mariana Nahas (NMC) – Geoinformação e Inteligência de Dados a Serviço da Recuperação de Perdas Comerciais de Água.
Prêmio Especial – Smart Cities: Grazi Carvalho.
Prêmio Especial – Realidade Virtual e Aumentada: Patrícia Procópio.

Projetos de Drones do IMA

Desde setembro de 2017, o Instituto do Meio Ambiente de Santa Catarina (IMA) utiliza os equipamentos aéreos para realizar operações como mapeamento e inspeção de áreas para o licenciamento ambiental, identificação de focos de incêndio, geoprocessamento, monitoramento preventivo, fiscalização de crimes ambientais e caça ilegal, controle e contagem de espécies, entre outros.

O drone permite a inspeção, pontual ou ampla, de um determinado local, o que faz com que a análise seja feita com maior rapidez e eficiência. Locais que, anteriormente levariam dias para serem vistoriados, agora são mapeados e registrados em cerca de uma hora. Economia de tempo e de gastos com diárias e deslocamentos de técnicos que, em um mesmo lugar, conseguem visualizar e mapear toda a área.

A precisão e rapidez dos dados auxiliam na tomada de decisões, na agilidade dos licenciamentos ambientais, e servem de provas para autuação em casos de crimes ou de não cumprimento das exigências e condicionantes ambientais.

O IMA adquiriu, por meio de Termo de Compensação Ambiental, 21 drones distribuídos para as 16 regionais do órgão em Santa Catarina, além de cinco na sede. Todas as missões são autorizadas pelo DECEA – Departamento de Controle do Espaço Aéreo – da Aeronáutica, ANAC e Anatel.

Todas as informações obtidas com as aeronaves remotamente tripuladas são gerenciadas por um sistema elaborado pelo Instituto para este fim, o Sistema de Informações Ambientais. Além de subsidiar ações do IMA, o sistema poderá ser disponibilizado a outros órgãos como Ministério Público Estadual e Federal, Tribunal de Contas e demais órgãos reguladores.

O Instituto é o único órgão de Santa Catarina e o segundo do Brasil a ter toda a regulamentação para a utilização dos drones, sendo destaque no país como excelência na utilização da tecnologia. O IMA recebeu a autorização da Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) para utilizar drones em fevereiro de 2017. De acordo com o documento, os equipamentos devem voar, no máximo, a uma altura de 120 metros e pesar até 25 quilos. Todos os usuários têm que ter mais de 18 anos e atender os requisitos exigidos pela ANAC.

Texto com informações do site DroneShow.

Foto: DroneShow