O Instituto do Meio Ambiente de Santa Catarina (IMA) realiza em várias regiões do Estado uma extensa programação em comemoração ao Dia Mundial do Meio Ambiente, 05 de junho. Unidades de Conservação administradas pelo IMA e campanhas pelas redes sociais, além da distribuição de canudinhos inox, marcam as  festividades.

A programação do IMA começa no oeste do Estado, no Parque Estadual Fritz Plaumann, em Concórdia. No local, a Trilha Noturna que será realizada no dia 30 de maio, às 19h, dá a largada às atividades da semana.

Em Florianópolis, a abertura ocorre no sábado, no Camping do Parque Estadual do Rio Vermelho, com a realização de diversas atividades como teatro de fantoches, aulão de dança, gincana ecológica, apresentações musicais, oficina sobre reciclagem e observação de aves, entre outros.

Ainda na região da Grande Florianópolis, o Parque Estadual da Serra do Tabuleiro realiza diversas ações em meio à natureza e todas gratuitas. No sábado e domingo, dias 01 e 02 de junho, o Parque será palco de várias atrações que buscam envolver a população da região. Estão previstas aulas de Tai Chi Chuan, prática de yoga, oficina de musicalização e de osteologia, capoeira, prática de danças circulares, trilhas, entre outros. A diversão segue também depois do pôr do sol com a realização da Trilha Noturna e observação e roda de conversa sobre os astros.

Também no dia 1º outros Parques como o Serra Furada, no sul, e Fritz Plaumann, no oeste, também abrem suas programações ao receber estudantes de escolas do entorno da Unidade que irão percorrer as trilhas e participar de atividades de educação ambiental.

Na segunda-feira, 03 de junho, o IMA lança a campanha de combate às espécies exóticas no Parque Estadual da Serra do Tabuleiro, a maior Unidade de Conservação de Santa Catarina que abriga e conserva grande parte da biodiversidade catarinense, além de ser a fonte de centenas de nascentes, muitas delas que abastecem a Grande Florianópolis.

A proliferação de espécies invasoras afeta consideravelmente a fauna e flora nativas, o que pode comprometer, inclusive, a biodiversidade local e as nascentes. Com o intuito de garantir a preservação das espécies originalmente brasileiras e a proteção dos mananciais, o IMA vai realizar uma operação para a retirada das exóticas, começando pelo Cambirela.

No dia seguinte, 04 de junho, o Instituto lança a 21ª edição do Prêmio Fritz Müller que tem por finalidade reconhecer as empresas e organizações que desenvolvem projetos voltados à preservação do meio ambiente. As inscrições seguem de 04 de junho a 06 de agosto.

No Dia Mundial do Meio Ambiente, 05 de junho, o órgão ambiental catarinense lança o vídeo “Mais que Meio, o Ambiente é Inteiro, é tudo” que tem por objetivo conscientizar a população sobre a importância da preservação da natureza que é muito mais que meio, é o todo, está em tudo e é fundamental para o presente e futuro dessa e de todas as gerações.

Pelas mídias sociais, o Instituto vai divulgar cada dia uma ação diferente buscando esclarecer dúvidas sobre os processos realizados pelo órgão como licenciamento, e aproximar a população não apenas do IMA, mas do meio ambiente, visando sempre a conscientização e a preservação dos recursos naturais.

Entre as campanhas que serão veiculadas pelas redes sociais destacam-se o Desmistificando o Licenciamento que vai apresentar com detalhes como ocorre o processo de emissão de licenças ambientais em Santa Catarina; o projeto Espécies Exóticas que tem como intuito mostrar as plantas e animais que não são naturais do país e que ameaçam as espécies nativas; e o “E se não fosse a natureza”, fazendo um alerta à população sobre como seria o universo sem os recursos naturais que são essenciais para a sobrevivência do homem.

Completando a programação nos dias 06 e 07 de junho, ocorrem atividades nos Parques como no Camping do Rio Vermelho, em Florianópolis, onde trilhas, jogos de educação ambiental e exibição de curtas sobre meio ambiente devem entreter os visitantes. Todas as atrações são gratuitas.

Dia Mundial do Meio Ambiente

Comemorado em 05 de junho, o Dia do Meio Ambiente foi criado pela Organização das Nações Unidas (ONU), em 1972, durante a Conferência das Nações Unidas sobre o Meio Ambiente, com o objetivo de chamar a atenção para a importância da preservação do meio ambiente.

Durante muito tempo, o homem acreditou que os recursos naturais eram inesgotáveis e, portanto, não se preocupou com a conservação da natureza. Após o entendimento de que o meio ambiente pede socorro, entidades em todo o mundo iniciaram ações para reverter a realidade já instalada. Infelizmente, muitos dos recursos já estavam profundamente comprometidos e muitos extintos.

O Dia do Meio Ambiente é mais que uma data comemorativa, é um alerta para todo o mundo. Um sinal para a mudança de hábitos, para a proteção dos ecossistemas, para a recuperação e preservação das espécies, para a perpetuação da vida, inclusive, da humana.

Muitos são os problemas que devem estar em evidência neste 05 de junho e em todos os dias, como a destinação inadequada dos resíduos, falta de coleta seletiva e reciclagem, desmatamento, inserção de espécies exóticas, poluição dos mares, desperdício de água, entre outros.

A data 05 de junho existe para lembrar a todos os habitantes do planeta que todos os dias o meio ambiente deve ser comemorado, lembrado, valorizado, respeitado, preservado. É um dia para ser repetido e expandido em todos os outros dias do ano. É uma reflexão que deve moldar os hábitos, as ações, os pensamentos. A conscientização sobre a importância do meio ambiente é muito mais do que uma atitude, é uma escolha de vida que tem como finalidade a preservação da vida, desta e das futuras.