O Instituto do Meio Ambiente de Santa Catarina (IMA) divulga o relatório de balneabilidade referente às coletas realizadas de 04 a 08 de março. Segundo o resultado, 65,1 % dos pontos analisados estão próprios para banho no litoral catarinense.

Em Florianópolis, dos 85 locais analisados, 56 estão adequados para banho, o que representa 65,9%. No restante do litoral, dos 144 pontos de coleta, em 93 recomenda-se o mergulho.  Em relação ao relatório anterior, 06 pontos passaram da condição de próprio para impróprio e 07 pontos passaram de impróprio para próprio.

As amostragens e ensaios são semanalmente efetuados nos municípios de Araranguá , Bal. Arroio do SIlva, Bal. Gaivota, Bal. Camboriú, Bal. Rincão, Barra Velha, Biguaçu, Bombinhas, Florianópolis, Garopaba, Gov. Celso Ramos, Imbituba, Itajaí, Itapema, Itapoá, Jaguaruna, Joinville, Laguna, Navegantes, Palhoça, Passo de Torres, Penha, Balneário Piçarras, Porto Belo e São José.

O IMA alerta os banhistas para situação das placas que, frequentemente, são danificadas, vandalizadas, queimadas e até excluídas do local onde foram implantadas para informar a condição do ponto amostrado. Em caso de dúvidas, o recomendado é a consulta no site balneabilidade.ima.sc.gov.br.

O IMA orienta ainda que moradores e turistas evitem o banho de mar por até 24 horas após a ocorrência de fortes chuvas, principalmente nas proximidades da desembocadura de rios e tubulações.