Em um jantar solene na noite desta terça-feira, 04 de dezembro, o Instituto do Meio Ambiente de Santa Catarina, o IMA, premiou os vencedores da 11ª edição do Prêmio de Jornalismo Ambiental. A iniciativa tem o patrocínio da Engie Brasil Energia.

O presidente do IMA, André Adriano Dick, reforçou a qualidade das matérias inscritas e a importância do trabalho dos jornalistas catarinenses. “Essa noite é para vocês, que fazem muito pelo jornalismo e pelo meio ambiente de Santa Catarina. Este prêmio é uma forma de agradecimento ao trabalho que vocês fazem dia a dia, levando à sociedade a importância da conscientização ambiental”, comentou Dick.

O presidente da Associação Catarinense de Imprensa, Ademir Arnon, agradeceu a dedicação dos jornalistas e lembrou a relevância do Prêmio. “Esse é um dos maiores prêmios de jornalismo do Brasil. É um orgulho poder dizer que ele é Catarinense”, comentou Arnon.

Já o Gerente de Meio Ambiente da Engie Brasil Energia, José Lourival Magri, reforçou a parceria com o IMA na realização desse evento. “Somos parceiros do Prêmio IMA desde a primeira edição porque acreditamos que o jornalismo faz a diferença nas causas ambientais”, reforçou.

Além dos vencedores regionais, foram premiados os vencedores estatuais em cinco categorias: mídia impressa, radiojornalismo, telejornalismo, internet e fotojornalismo. O segundo lugar estadual em cada categoria recebe R$3.000,00 e o primeiro lugar estadual em cada categoria recebe R$7.000,00.

O Prêmio é patrocinado pela Engie Energia e conta com apoio da Associação Catarinense de Imprensa (ACI), Associação dos Diários do Interior (ADI), Associação dos Jornais do Interior (Adjori), Associação Catarinense das Emissoras de Rádio e TV (Acaert) e Sindicato dos Jornalistas Profissionais de Santa Catarina.

Prêmio IMA

Assim como a instituição que, desde dezembro de 2017, passou a ser Instituto do Meio Ambiente de Santa Catarina, em substituição à Fatma – Fundação do Meio Ambiente – o prêmio também ganha novo nome e identidade visual, porém mantém o conceito, reconhecer e premiar os trabalhos jornalísticos que destacam a valorização do meio ambiente, especialmente, por meio da educação ambiental.

Ao longo de 10 anos, o Prêmio Fatma de Jornalismo Ambiental se consolidou como um dos mais importantes concursos do segmento. A partir da 11ª edição, agora como Prêmio IMA, busca crescer mais ainda no intuito de valorizar a atuação dos veículos de comunicação que, por meio de reportagens e notícias, divulgam e difundem as atividades e iniciativas que são fundamentais para a conscientização e preservação dos recursos naturais.

Vencedores Estaduais

Mídia Impressa

2º Lugar Estadual

ANDRIELLI APARECIDA GUIMARÃES ZAMBONIN, DO JORNAL EXTRA. “INSETOS, A CLASSE DOMINANTE DO REINO ANIMAL”

1º Lugar Estadual

CAROL MACÁRIO, DIÓRGENES PANDINI E BEN AMI SCOPINHO, DO DIÁRIO CATARINENSE. “A GRANDEZA DO AÇAÍ CATARINENSE”

Internet

2º Lugar estadual

MARCIANO BORTOLIN, DO PORTAL ND SUL. “ TREVISO ENCONTRA NO TURISMO SUSTENTÁVEL A DIVERSIFICAÇÃO DA ECONOMIA E A CONSCIENTIZAÇÃO AMBIENTAL”.

1º Lugar Estadual

MICHAEL GONÇALVES, RODRIGO LIMA, BEATRIZ CARRASCO, DANIEL QUEIROZ E DIEGO DEYVISON, DO JORNAL NOTÍCIAS DO DIA. “ÁRVORES CENTENÁRIAS”

Radiojornalismo

2º Lugar Estadual

MARCOS MELLER, DA RÁDIO PEPERI, QUE VENCEU COM A MATÉRIA CAMPO SAUDÁVEL.

1º Lugar Estadual

MARCELO SANTOS, DA RÁDIO CATARINENSE FM. “ O PLANETA ACENDE O ALERTA PARA O LADO NEGRO DAS LÂMPADAS”.

Telejornalismo

2º Lugar Estadual

EDUARDO CRISTÓFOLI, ANDRESSA PEIXER, JEAN MAZZONETTO, PAULO SÉRGIO JR, FERNANDO CARMO e Adriana Krauss , DA NSC TV BLUMENAU. “SPITZKOPF”.

1º Lugar Estadual

CARINE SILVA, FABIANO SOUZA, FERNANDO CARMO, JOSÉ CARLOS ARAÚJO, LEANDRO CARBONE, MARCOS SCHMITT, MAYARA VIEIRA, RUDINEI PIRES E TALITA ROSA, da NSC TV Florianópolis .” SÉRIE TIRANDO A LIMPO: NSC NOTÍCIAS TESTA O PROJETO DE DESPOLUIÇÃO DA BEIRA MAR” .

Fotojornalismo

2º Lugar Estadual

GUILHERME HAHN, DO JORNAL A TRIBUNA, DE CRICIÚMA. “O RIO CRICIÚMA AINDA RESPIRA”.

1º Lugar Estadual

FELIPE CARNEIRO, DO DIÁRIO CATARINENSE. “SANTA CAuTARINA LIDERA OCORRÊNCIA DE ANIMAIS MARINHOS”.

(As fotos da solenidade estão disponíveis no facebook do IMA)