O presidente do Instituto do Meio Ambiente de Santa Catarina, André Adriano Dick, participou em Joinville do ato de assinatura do financiamento de US$ 40 milhões para a construção da Ponte Joinville que vai ligar os bairros Adhemar Garcia e Boa Vista, obra que deve melhorar a mobilidade urbana da cidade.

O contrato, assinado entre a Prefeitura de Joinville e o Fundo Financeiro para o Desenvolvimento da Bacia do Prata (Fonplata), é um passo importante para a execução da obra que é esperada há anos pela população.

O projeto, que ainda passará pelo processo de licenciamento ambiental, prevê a construção de uma ponte com 960 metros de comprimento e 23 metros de largura, sendo, portanto, uma das maiores pontes de Santa Catarina. Após concluído, o novo acesso fará a ligação entre as zonas sul e leste de Joinville, que atualmente é feita apenas pela Ponte do Trabalhador ou pela região central.

Por se tratar de obra pública, o processo receberá análise da gerência específica. Segue o modelo trifásico de licenciamento, sendo necessárias LAP (Licença Ambiental Prévia), LAI (Licença Ambiental de Instalação) e LAO (Licença Ambiental de Operação) para o início das obras. O licenciamento deve ser feito em cerca de seis meses.