O Instituto do Meio Ambiente de Santa Catarina (IMA) divulga novo relatório de balneabilidade referente a coletas realizadas entre os dias 25 a 29 de junho no litoral catarinense. Segundo o resultado, dos 215 pontos analisados, 154 estão próprios para banho e 61 impróprios, o mesmo total divulgado em maio.

Apesar da quantidade final ser a mesma, alguns pontos mudaram de condição. De acordo com as coletas, 11 pontos passaram de impróprio para próprio, e 11 de próprio para impróprio. Florianópolis é o município em que mais pontos passaram de impróprio para próprio em relação à última pesquisa, nove ao total. 

Por outro lado, a Capital catarinense tem três pontos que passaram de próprio para impróprio. Assim sendo, em Florianópolis, dos 75 pontos analisados, 52 estão aptos para banho. Foram realizadas amostras ainda em outros 140 pontos do litoral catarinense. Destes 102 estão próprios.

As amostragens e ensaios são efetuados nos municípios de Araranguá, Bal. Arroio do Silva, Bal. Gaivota, Bal. Camboriú, Bal. Rincão, Barra Velha, Biguaçú, Bombinhas, Florianópolis, Garopaba, Gov. Celso Ramos, Imbituba, Itajaí, Itapema, Itapoá, Jaguaruna, Joinville, Laguna, Navegantes, Palhoça, Passo de Torres, Penha, Piçarras, Porto Belo e São José.

Durante a baixa temporada, o relatório das condições das praias catarinenses é divulgado mensalmente, sempre na última sexta-feira de cada mês. O IMA recomenda que os banhistas consultem, sempre que necessário, o relatório online em www.fatma.sc.gov.br ou no aplicativo Praias SC, disponível para Android.

Relatório de Balneabilidade nº 28 - junho de 2018