Visita ilustre e rara. Este Urubu-rei (Sarcoramphus papa), conhecido por ser o maior e mais colorido urubu do Brasil, foi registrado na zona de amortecimento do Parque Estadual das Araucárias, em São Domingos, no oeste catarinense.

Espécie cada vez mais rara de se observar, o Urubu-rei é assim chamado pelo grande porte, pela hierarquia na hora da alimentação e pela singular coloração.

A plumagem é branca em boa parte do corpo e escura nas pontas das asas e na cauda. A cabeça em tom mais avermelhado e o bico com uma saliência laranja tornam o Urubu-rei ainda mais exuberante.

Difere-se de outros urubus não apenas pela aparência, mas também pela força. O bico resistente é capaz de abrir até as partes mais duras da carcaça de um animal. É carnívoro, mas alimenta-se predominantemente de animais mortos. Como um verdadeiro rei, pelo vigor e também pela superioridade que naturalmente exerce sobre as demais espécies, é o primeiro a se alimentar, enquanto os demais aguardam a sua vez.

Grande, pode medir cerca de 85 cm de comprimento, e a envergadura das asas pode chegar a 1,80 metro.

Tem poucos predadores naturais, mas por ser belo, diferente e cada vez mais raro, o Urubu-rei vem se tornando alvo do tráfico ilegal. Pela baixa reprodutividade é cada vez mais difícil avistar a espécie. 

É também conhecido como corvo-branco, urubu branco, urubutinga, urubu-rubicá e iribburubixá.

Fotos: Jessica Loregian