O presidente do Instituto do Meio Ambiente de Santa Catarina (IMA), Alexandre Watrick Rates, realizou nesta quarta-feira, 25 de abril, a assinatura online da primeira licença totalmente digital do órgão. Este é o primeiro sistema integrado de licenciamento ambiental do Brasil com assinatura e certificado digital.

O sistema, conhecido como Sinfat, vai possibilitar maior agilidade e segurança na emissão das licenças ambientais. Ao ser assinada digitalmente, um email é encaminhado ao usuário informando sobre a emissão do documento. O solicitante, por sua vez, não precisa mais se deslocar ao IMA ou às CODAMs – Coordenadorias Regionais – para ter acesso à autorização. Pelo próprio sistema recebe a licença.

Além de facilitar a entrega, o sistema dificulta a falsificação dos documentos. Por meio de certificados de segurança como QR Code, consulta no sistema do IMA e consulta da validade da assinatura, data, hora, usuário e certificado, é possível verificar a autenticidade da licença, da assinatura e do conteúdo da autorização ambiental.

O sistema foi desenvolvido durante seis meses pelos analistas do próprio Instituto e deve, entre outros, facilitar a entrega da licença, garantir maior segurança, agilizar o atendimento no protocolo, reduzir o uso de papéis, pois a partir de agora todas as licenças serão apenas digitais, não sendo mais necessária impressão das mesmas, entre outros.

Este é o primeiro clique para a total informatização do Instituto. Em breve novos projetos inovadores serão lançados, tornando o IMA referência no uso de tecnologia para aprimorar a qualidade do trabalho. “Esta é a modernização que o Instituto veio trazer, colocando os processos de forma eletrônica, garantindo maior segurança e rapidez. É o início de uma nova era”, destacou o presidente do IMA, Alexandre Waltrick Rates.