As fotos do evento estão na nossa página no Facebook.

Em uma cerimônia que reuniu autoridades, representantes empresariais e líderes da sociedade civil, o Governo do Estado, por meio da Fundação do Meio Ambiente (Fatma), concedeu o 19º Prêmio Fritz Müller. O evento ocorreu nesta terça-feira (31), para 20 organizações que desenvolveram iniciativas em prol do meio ambiente.

“Vemos nos projetos premiados hoje uma vontade de proteger o meio ambiente que ultrapassa o que é necessário por lei, demonstrando uma preocupação crescente na sociedade de que preservar a natureza é uma obrigação. Precisamos entender que recursos naturais são finitos e que temos o dever de deixar um meio ambiente digno para as próximas gerações”, afirmou Alexandre Waltrick Rates, presidente da Fatma.

Ao todo, 13 organizações receberam o troféu Fritz Müller e o Certificado Fatma de Gestão Ambiental. Outras sete instituições públicas e privadas conquistaram o certificado por terem projetos de relevante destaque na área ambiental.

O Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina recebeu o Prêmio Raulino Reitz de Conservação da Natureza, em reconhecimento aos trabalhos no combate aos incêndios em unidades de conservação e ao empenho na preservação da fauna e da flora catarinense.

Multiplicando ações

Um dos papéis mais importantes do Prêmio Fritz Müller é incentivar organizações a promoverem cada vez mais ações ambientais, o que foi reconhecido pelo Secretário de Estado do Desenvolvimento Econômico Sustentável, Carlos Chiodini, presente ao evento.

“Além de reconhecer e homenagear as boas práticas no nosso Estado, o prêmio fomenta a criação de novas iniciativas. O Fritz Muller precisa ser sempre incentivado, para ajudar nessa multiplicação de ações em prol do meio ambiente e da sustentabilidade”, destacou Chiodini.

Nesta edição do prêmio, 70 organizações inscreveram projetos, um aumento de 28% em relação ao ano anterior.

Anuário

Durante a cerimônia de premiação foi entregue aos presentes o Anuário que destaca os vencedores do 19º Prêmio Fritz Müller. Especializada no tema da sustentabilidade, a Editora Expressão, pelo terceiro ano consecutivo, foi a responsável por elaborar a publicação.  O Anuário será distribuído por todo o Estado de Santa Catarina.

Conheça as organizações premiadas no 19º Prêmio Fritz Müller:

Agricultura Sustentável – ONG Cemear (troféu) e Univali Itajaí (certificado)

Conservação de Insumos de Produção (água) – Whirlpool S.A. Eletrodomésticos

Conservação de Insumos de Produção (energia) –  Celesc Geração

Controle de Poluição Atmosférica – Portobello

Educação Ambiental – FCDLSC (troféu) e EEB Lauro Müller, Blumenau (certificado)

Gestão Ambiental – Hospital Regional Terezinha Gaio Basso, São Miguel do Oeste

Gestão Socioambiental – Celesc Distribuição (troféu) e Klabin S.A. (certificado)

Instituto de Pesquisa – Instituto Espaço Silvestre (troféu) e Instituto Australis (certificado)

Produto Ecológico – Celulose Irani

Reciclagem – Indaial Papel Embalagens Ltda (troféu) e Netzsch do Brasil Indústria e Comércio Ltda (certificado)

Recuperação de Áreas Degradadas –  Companhia Catarinense de Águas e Saneamento (Casan) – troféu - e Fundação Certi (certificado)