• Dengue

Empresários, autoridades, consultores ambientais e estudantes de diversas áreas lotaram o auditório da Associação Empresarial de Caçador (ACIC) nesta quinta-feira, 29. A platéia, formada por mais de 100 pessoas, debateu durante três horas, assuntos ligados ao licenciamento e a legislação ambiental com o presidente da Fundação do Meio Ambiente (Fatma), Alexandre Waltrick Rates. “Só se pensou em meio ambiente quando o homem percebeu que poderia acabar com ele mesmo. O que vai salvar a questão ambiental no Brasil não é a legislação, mas a conscientização de cada um”, declarou na palestra.

Waltrick é presidente da Fatma há três anos e atua na instituição há mais de uma década. Professor e doutorando em Direito, falou sobre a importância que o meio ambiente tem conquistado nas últimas décadas para a sociedade, sobre o projeto de licenciamento que tramita no Congresso Nacional e seu impacto para Santa Catarina, a modernização da Fatma para atender melhor os empreendedores e as dificuldades da instituição.

O presidente também respondeu aos questionamentos e as críticas feitas a Fatma. “A Fundação e os técnicos cumprem a legislação vigente. Temos uma gestão aberta para resolver os problemas, dentro da legalidade”, informou.

Também na platéia, o deputado Valdir Cobalchini destacou a importância do diálogo entre a direção da Fatma e os empreendedores. “Temos uma região que é muito sensível na questão ambiental, já que nossa economia está baseada no setor madeireiro e, esse diálogo e os esclarecimentos são importantes para sanar as dúvidas com relação a licenciamentos pendentes”, afirmou.

O diretor de Administração, André Adriano Dick, e o gerente da Coordenadoria de Desenvolvimento Ambiental (Codam) da Fatma em Caçador, Dario Francio, também acompanharam a palestra.