Técnicos de gerências ligadas a Diretoria de Licenciamento Ambiental (Dilic), Diretoria de Fiscalização (Difisc), Diretoria de Proteção aos Ecossistemas (Dipec) e de Coordenadorias regionais da Fundação do Meio Ambiente (Fatma) participam nesta segunda-feira, 12, do primeiro dia de workshop sobre monitoramento de áreas degradadas por meio da utilização de bioindicadores. A capacitação é ministrada pelo doutor em Biologia Florestal, Ademir Reis, no auditório do Deinfra, em Florianópolis. “Com os novos conhecimentos que estamos adquirindo, vamos atualizar a Instrução Normativa que trata de recuperação de áreas degradadas e também verificamos a possibilidade de elaborar uma portaria que estabeleceria critérios para avaliação e monitoramento de áreas em recuperação”, explica a gerente de Licenciamento Agrícola Florestal, Gabriela Brasil.

Na terça-feira, 13, último dia do workshop, os técnicos vão receber treinamento prático no Parque Serra do Tabuleiro, em Palhoça, para aplicação em campo da metodologia aprendida. Grupos serão formados para avaliar áreas do parque que foram incendiadas e locais em recuperação. Em seguida, os resultados serão compartilhados com todos os participantes. “Esta capacitação é muito importante porque aprimora nosso conhecimento através de novas metodologias de avaliação de impactos, quando temos de analisar projetos de áreas degradadas”, conta o biólogo Romualdo Begnini, servidor da Coordenadoria regional da Fatma de Chapecó.