A Gerência de Licenciamento Agrícola Florestal (Gelaf) da Fundação do Meio Ambiente (Fatma) vai realizar nos dias 12 e 13 de junho workshop sobre monitoramento de áreas degradadas por meio da utilização de bioindicadores. A capacitação vai ser ministrada pelo doutor em Biologia Florestal Ademir Reis no auditório do Deinfra, em Florianópolis. "A Instrução Normativa da Fundação que trata sobre recuperação de áreas degradadas será atualizada e por isso estamos buscando capacitação. A metodologia que será ensinada é aplicada em São Paulo, onde foi publicada uma resolução específica para o tema. Nosso objetivo é aprender através da prática, para que possamos discutir e elaborar depois diretrizes mais detalhadas e específicas para a IN 16", explica a gerente de Licenciamento Agrícola Florestal, Gabriela Brasil.

Ao todo serão disponibilizadas 40 vagas, apenas para técnicos que atuam em gerências ligadas à Diretoria de Licenciamento (Dilic), Diretoria de Fiscalização (Difisc), Diretoria de Proteção aos Ecossistemas (Dipec) e Coordenadorias regionais da Fundação. Mais informações e inscrições podem ser feitas até segunda-feira, 5, no gabrielabrasil@fatma.sc.gov.br ou no (48) 3665.4130. O curso terá carga horária de 16h e será dividido em um dia teórico e um dia prático, para os técnicos visitarem áreas em recuperação no Parque Estadual da Serra do Tabuleiro. No término do workshop, todos os participantes ganharão certificado.

Os participantes devem trazer cadernos para anotação e no dia prático devem usar calçados e roupas apropriados para trabalho em campo.

Confira o cronograma do curso

Segunda-feira, 12

Auditório do Deinfra, rua Tenente Silveira, 162, Centro.

8h às 10h – Discussão da nova legislação federal sobre restauração e tipos de restauração e conceitos básicos de sucessão vegetal

10h às 10h20 – Intervalo

10h20 às 12h – Diagnóstico ambiental de áreas degradadas, elementos básicos na formação de ecossistemas

12h às 13h30 – Almoço

13h30 às 15h30 – Bioindicadores: parâmetros básicos para uma nova proposta de monitoramento de áreas em recuperação.

15h30 às 16h – Intervalo

16h às 18h – Metodologias de monitoramento e discussão sobre os cálculos propostos pela Resolução SMA número 32 (03/04/2014) São Paulo.

Terça-feira, 13

Parque Serra do Tabuleiro, Palhoça

8h – Saída para aula prática no Parque Serra do Tabuleiro

9h às 12h – Trabalho em grupo para montagem de parcelas e avaliação da cobertura vegetacional e densidade e número de espécies regenerantes

12h às 13h – Intervalo

13h às 16h30 – Trabalho em grupo para análise dos dados e apresentação dos resultados obtidos.