• Dengue

Os ritmos do Carnaval agitam diversas cidades do Estado. Quem não gosta da folia ou quer aproveitar o feriadão para descansar, tem nos parques estaduais, administrados pela Fundação do Meio Ambiente (Fatma), uma alternativa. “Os locais proporcionam diversão e contato com a natureza. Cada vez mais catarinenses e visitantes se apaixonam pelas belezas do Estado. Quem tem sorte pode até se deparar com uma anta, uma capivara, um tatu, enfim, com animais silvestres no seu habitat”, explica o gerente das Unidades de Conservação da Fatma, Gilberto Morsch.

Na região da Grande Florianópolis há duas opções. Em Palhoça está a sede do Parque da Serra do Tabuleiro, que oferece no Centro de Visitantes, um espaço com fotos e maquete da área. O local é a partida para a Trilha do Maciambú, onde o contato com o verde é intenso. O Parque do Rio Vermelho, no Norte da Ilha de Santa Catarina, tem uma trilha ecológica que abriga animais resgatados de traficantes ou vítimas de maus tratos. O ambiente proporciona contato com a natureza e conscientização ambiental.

No Meio-Oeste, em Concórdia, o Parque Fritz Plaumann reúne a história da colonização local e também oferece quatro trilhas diferentes: do Lajeado Cruzeiro, das Marrequinhas, do Mirante e da Canafístula. Todas podem ser feitas com a orientação de guias. No Extremo-Oeste, em São Domingos, um mar verde de Araucárias é o cenário final de uma das trilhas do Parque Estadual das Araucárias. No Centro de Visitantes do local é possível conhecer a história do local que já foi ocupado por uma madeireira.

Confira os horários de cada parque:

Parque Estadual Serra do Tabuleiro: de quarta-feira a domingo, das 13h às 18h.
Contato: (48) 3286.2624 

Parque Estadual do Rio Vermelho: de terça-feira a domingo, das 10h às 17h. Funciona na terça-feira, 28, dia de Carnaval.

Contato: (48) 3665.4492

Trilha Ecológica: (48) 3665.4492/99828.8952 trilha@fatma.sc.gov.br

Parque Estadual Fritz Plaumann: Sábados, das 9h às 17h; domingos, das 13h às 18h. Quartas, quintas e sextas-feiras, das 14h às 17h.

Contato: http://parquefritzplaumann.org.br/agendamento (para grupos)

Parque Estadual das Araucárias: sábados e domingos, das 13h às 17h.

Contato (49) 9132.4969 - Grimpeiros, gestores do parque.