• Dengue

Os quatro parques estaduais administrados pela Fundação do Meio Ambiente (Fatma) receberam aproximadamente 90 mil visitantes de diversas regiões do Estado em 2016. Árvores centenárias, oficinas, trilhas ecológicas e muito verde são algumas das diversas atrações que os amantes da natureza aproveitaram nas unidades de conservação. “Grupos escolares, universitários, escoteiros, pesquisadores e famílias são os mais comuns. Conseguimos aproveitar os espaços para promover atividades de lazer e levar educação ambiental à sociedade”, explica o gerente de Unidades de Conservação, Gilberto Morsch.

O Parque da Serra do Tabuleiro, em Palhoça, recebeu 50 mil pessoas. A unidade oferece trilha pela Restinga do Maciambu e Centro de Visitantes com maquete do parque. Em Florianópolis, o parque do Rio Vermelho atendeu 32 mil visitantes. No local, os amantes da natureza podem conhecer um pouco sobre a reintrodução de animais silvestres vítimas de maus tratos à natureza durante a trilha.

No Meio-Oeste catarinense, o Parque Fritz Plaumann tem quatro trilhas interpretativas, sala de exposição com maquete do local, jogos e paineis. A unidade recebeu 5,5 mil pessoas. No Oeste, o Parque das Araucárias apresenta aos visitantes um mar verde e denso de araucárias centenárias, trilha ecológica e centro de visitantes com a história do parque, local onde já funcionou uma madereira. Em 2016, a unidade de conservação recebeu 2,5 mil pessoas. Em todos os parques, para visitas em grupo é necessário agendar com antecedência.

Horários de visita dos Parques Estaduais

Parque do Rio Vermelho

Funciona de terça-feira a domingo, das 10h às 17h

Trilha Ecológica: (48) 3665.4492/99828.8952/ email: trilha@fatma.sc.gov.br

Camping: (48) 99808.1375/ email: campingriovermelho@fatma.sc.gov.br

Parque Serra do Tabuleiro

Recebe visitantes de quarta-feira a domingo, das 9h às 16h

Contato: (48) 3286.2624/ email: centrodevisitanestabuleiro@gmail.com

Parque Fritz Plaumann

Atende às quartas, quintas e sextas-feiras das 8h às 17h, sábado das 9h às 17h e domingo das 13h às 18h

Contato: http://parquefritzplaumann.org.br/agendamento

Parque das Araucárias

Funciona de quarta-feira a domingo, das 9h às 17h

Fone: (49)9132-4969/ email: grimpeiro@gmail.com